Divulgação científica: pesquisa e história

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A questão dos agrotóxicos é uma das grandes controvérsias científicas no Brasil. Em sua pesquisa de mestrado, Juliane Custódio analisou a representação dessa temática na mídia a partir da plataforma de notícias Nexo e, neste vídeo, ela destaca alguns dos resultados.

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Carlos Alfredo Arguello e sua dedicação pela educação e divulgação da ciência marcaram a comunidade científica brasileira, seja por seu trabalho no ambiente acadêmico na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), ou por seu trabalho de etnoastronomia com etnias indígenas do Centro-Oeste e Norte do país.

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Muitos pesquisadores e divulgadores da ciência definem a divulgação científica como uma tradução da linguagem científica. Neste vídeo, esta definição é contestada por Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), e Juliana Passos, jornalista e egressa do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saude da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.

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Conheça um pouco da história do francês que atou no desenvolvimento da divulgação e da educação em ciências no Brasil, através de seu trabalho com os índios tuyuka, da atuação no aprimoramento do ensino de física nas nossas universidades e da criação de um dos primeiros museus interativos do país - o Espaço Ciência Viva.

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Vanessa Brasil discute a representação do conteúdo científico na publicidade televisiva brasileira e seus estudos de recepção com os públicos adolescentes.

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Marcelo Simão e Virgínia Codá discutem a perspectiva de pesquisa em divulgação científica a respeito da relevância cultural dos jogos, desde jogos de tabuleiro do Egito Antigo até RPGs (role playing games) e video games dos dias de hoje.

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Ildeu de Castro Moreira e Anderson Antunes falam sobre a importância da colaboração de povos nativos brasileiros como os indígenas na formação do conhecimento científico adquirido nas expedições de naturalistas como Henry Bates, Louis Agassiz, Alfred Wallace e até Charles Darwin.

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O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia presta homenagem à educadora Guaracira Gouvêa, que marcou a divulgação e a educação científicas brasileiras com suas passagens na Ciência Hoje das Crianças, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, na UNIRIO e no Instituto Nutes da UFRJ.

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Priscila Coelho, mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, fala sobre seu estudo com visitantes adolescentes no AquaRio e Parque das Aves. Pâmela Wilker e Guilherme Bizotto compartilham sua experiência de ter participado como sujeitos de pesquisa.

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Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel de Faria, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, falam da revista Ciência e Cultura, criada em 1949, com objetivo de ser um canal de comunicação da SBPC com a sociedade.

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Alessandra Bizerra explica o papel de parques de animais na promoção da conservação da biodiversidade, bem como no desenvolvimento de pesquisa nas ciências da natureza. O grupo de pesquisa CHOICES, coordenado por Alessandra, realizou um estudo para investigar a eficácia da comunicação entre os discursos dos zoológicos e aquários e seus visitantes.

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O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia preparou uma linha do tempo resumida dos museus e centros de ciências no Brasil. Uma história com muitas propostas que não saíram do papel e inconstâncias nas políticas públicas de fomento à Ciência e Tecnologia, mas que ainda assim traz imensa riqueza cultural para o país.

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Você sabe o que são dioramas? São aqueles objetos e cenários que vemos em muitos museus de ciência, principalmente de história natural, representando aspectos da natureza ou de grupos culturais que talvez os visitantes desconheçam. Martha Marandino, da USP, contextualiza os dioramas na história dos museus de ciência, e a dinamarquesa Marianne Achiem, da Universidade de Copenhagen apresenta uma discussão problematizante: será que podemos considerar esses objetos como representações fiéis do mundo natural?

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Relembramos Virgínia Schall, personagem fundamental na divulgação e educação científica do Brasil.

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Martha Marandino, vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo, e Suzi Aguiar, do Museu da Vida, falam sobre a necessidade e os desafios de envolver o público infantil em museus e centros de ciências.

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Apresentamos sob diferentes perspectivas, as iniciativas que se tem feito visando aprimorar a acessibilidade em museus de ciências no Brasil, especificamente para a população cega.

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No novo vídeo da série “Personagens da Divulgação Científica”, homenageamos o físico Ernst Hamburger, que realizou atividades de divulgação científica por mais de 50 anos, foi diretor da Estação Ciência, um marco na história dos museus e centros de ciência brasileiros, e participou da criação da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).

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A pesquisadora Marcelle Pita apresenta algumas de suas reflexões sobre a população surda brasileira e suas experiências em espaços museais e a jornalista Roberta Savedra fala sobre algumas dificuldades que os surdos têm de acessar o conteúdo científico.

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A professora do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz, Marina Ramalho e Silva, apresenta as questões que levanta em sua linha de pesquisa sobre o YouTube como plataforma de comunicação da ciência. Os mestrandos David Ayrolla e Renata Fontanetto apresentam suas investigações a cerca dos perfis desses divulgadores e da recepção desse conteúdo por parte de jovens de ensino médio com um recorte de gênero, respectivamente.

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Conheça melhor as iniciativas do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia no contexto da pandemia que vivemos. Os pesquisadores Luiz Felipe Fernandes e Antonio Brotas estão se dedicando a analisar a presença dos discursos relacionados à COVID-19 em diversas plataformas. Paralelamente, o INCT-CPCT produz um canal de DivulgAÇÃO Científica exclusivo para informações sobre o novo coronavírus.

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Maria Julieta Sebastiani Ormastroni foi importante personagem da divulgação científica brasileira por seu papel no envolvimento das crianças e jovens do país com a ciência.

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Edgar Roquette-Pinto é considerado o pai da radiodifusão no Brasil por seu pioneiro trabalho com o rádio. Mas a colaboração do antropólogo carioca para a ciência brasileira vai além disso. Confira.

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A pesquisadora Jéssica Norberto Rocha discute sua investigação das políticas de acessibilidade em museus e centros de ciências no Brasil e outros países latino americanos.

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O vídeo #17 do nosso selo "A Ciência da Divulgação Científica" discute o cinema como ferramenta de comunicação da ciência e as suas dinâmicas de representação. Como os cientistas são retratados nos filmes? Como os estereótipos mudaram ao longo das décadas? Assista às entrevistas remotas com os pesquisadores David Kirby e Fernando Alves.

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O segundo vídeo do selo "Personagens da Divulgação Científica" é uma homenagem ao legado de Angelo Machado, parte importante da comunicação pública da ciência no Brasil.

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Estreando a nova série "Personagens da Divulgação Científica", contamos brevemente a história do carioca José Reis e suas contribuições para a comunicação pública da ciência no Brasil.

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Conversamos com Toss Gascoigne, divulgador científico australiano que esteve na Fiocruz para participar do quarto simpósio anual "A Ciência da Divulgação Científica", organizado pelo INCT-CPCT. Na entrevista, ele elabora os esforços por trás da organização de seu livro "Communicating Science: a Global Perspective", a ser lançado em maio deste ano, que reúne autores do mundo todo escrevendo sobre a história da comunicação pública da ciência em seus países. O Brasil é um deles.

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O vídeo #15 da série "A ciência da divulgação científica" apresenta as reflexões das pesquisadoras Gabriela Reznik e Tatiane Leal sobre questões de gênero na ciência: estereótipos, desigualdade nas oportunidades de acesso, políticas públicas, entre outros.

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Há 100 anos atrás, na década de 1920, o Brasil vivia um momento muito fértil para a ciência e sua divulgação. Um dos elementos fundamentais nesse movimento foi a criação da Rádio Sociedade, primeira estação de radiodifusão no país, com programação repleta de conteúdo científico. Saiba um pouco mais sobre sua história e acesse o acervo on-line da Rádio em http://www.fiocruz.br/radiosociedade/...

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Dando continuidade ao selo "A ciência da divulgação científica", apresentamos os projetos de teatro promovidos pelo Museu da Vida e discutimos o papel dessa expressão artística na comunicação pública da ciência.

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No novo vídeo do selo "A ciência da divulgação científica", os pesquisadores do nosso INCT dissecam o histórico das feiras de ciência brasileiras e seu papel na comunidade científica do país. Em 2019, na ocasião dos 50 anos da primeira Feira, produzimos outro vídeo com informações sobre o evento.

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Conheça um pouco melhor os encontros de atores importantes da a divulgação científica no Brasil e no Mundo que são organizados pelo nosso INCT e representam um necessário espaço de compartilhamento acadêmico global. Este vídeo mostra um pouco do terceiro simpósio, realizado em 2019. Em breve, no dia 9 de março de 2020, acontece o quarto evento "A Ciência da Divulgação Científica", no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ.

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Neste vídeo, parte do nosso selo "A ciência da divulgação científica", a pesquisadora Jéssica Norberto Rocha apresenta a análise de editais para entender a dinâmica entre a iniciativa pública e a comunicação pública da Ciência.

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No décimo vídeo da série "A ciência da divulgação científica", discutimos os estudos do nosso INCT para melhor entender a experiência de pessoas com deficiência na visitação de museus de ciência.

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O nono vídeo da série "A ciência da divulgação científica" discute os resultados de uma pesquisa realizada pelo INCT-CPCT para mapear como os brasileiros veem a ciência e a figura do cientista no país.

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Em comemoração aos 100 anos do eclipse de 1919, o Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia produziu este vídeo que conta os detalhes deste evento negligenciado na nossa história. Os resultados obtidos na cidade cearense de Sobral foram de extrema importância para confirmar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Ainda assim, o grande público desconhece seu impacto. Confira!

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O sexto vídeo da série "A ciência da divulgação científica" discute os esforços do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Oregon State University, para melhor entender a perspectiva dos visitantes de museus de ciência.

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O oitavo vídeo da série "A ciência da divulgação científica" discute uma pesquisa realizada simultaneamente no Brasil e na França para melhor entender como os jovens consomem conteúdo científico na internet.

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Neste vídeo, que faz parte da série "A ciência da divulgação científica" as pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz Marina Ramalho e Marcela Álvaro discutem suas análises da cobertura da fosfoetanolamina - a "pílula do câncer" - na mídia e nas redes sociais.

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No quinto vídeo do selo "A ciência da divulgação científica", representantes de alguns dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) de todo o país falam sobre o diálogo entre esses institutos e a importância da comunicação pública no conhecimento científico.

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Para estrear nossa série "A história da divulgação científica", publicamos um vídeo em homenagem aos 50 anos da I Feira Nacional de Ciências no Brasil, que aconteceu em 1969 no Rio de Janeiro.

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Quarto vídeo da série "A ciência da divulgação científica" produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

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Mais recente vídeo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, parte da série "A ciência da divulgação científica".

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No segundo vídeo da nossa série "A Ciência da Divulgação Científica" a coordenadora do INCT-CPCT Luisa Massarani e o professor da UFMG Yurij Castelfranchi apresentam e interpretam os resultados das pesquisas realizadas com brasileiros para investigar sua percepção sobre os campos de Ciência e Tecnologia.

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Você sabia que alguns microrganismos responsáveis pelas nossas doenças estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos que tomamos? Descubra um pouco mais sobre o fenômeno da resistência a antibióticos e compartilhe!

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Movimentos anti-vacinação têm ganhado espaço no Brasil e no mundo. Entenda um pouco sobre esse fenômeno e perceba a importância da aderência coletiva da população ao sistema de vacinas para impedir o comprometimento da saúde pública.

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Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira, coordenadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia apresentam o INCT e reforçam a importância da Divulgação Científica.

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A visão de divulgação científica de José Reis

O artigo trata da atuação de José Reis como cientista e divulgador da ciência no Brasil. Com sua trajetória, o pesquisador foi fundamental para a consolidação de instituições científicas e da prática da divulgação científica no país.

Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.

Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida

O artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo com dez famílias que visitaram a exposição “Oceanos” no Museu da Vida. A exposição teve como objetivo informar e sensibilizar o público sobre a tema.

 

Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.

Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America

O artigo apresenta um mapeamento das características das atividades de comunicação da ciência desenvolvidas na América Latina por diferentes organizações.

 

Ma de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.

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A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no Museu da Vida

Neste estudo exploratório, de caráter qualitativo, o objetivo foi compreender a experiência de adolescentes em museus de ciência em visita fora do contexto escolar.   Luisa Massarani; Gabriela Reznik; Jessica Norberto Rocha; Sigrid Falla; Shawn Rowe; Alanna Dahan Martins; Luís Henrique Amorim.

Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka

Este estudo teve como objetivo compreender a experiência de adolescentes em visitas em museus e centros de ciências e como os processos de aprendizagem são construídos neste contexto.   Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Jessica Norberto Rocha; Shawn Rowe; Sigrid Falla.

A visão de divulgação cientí­fica de José Reis

O artigo trata da atuação de José Reis como cientista e divulgador da ciência no Brasil. Com sua trajetória, o pesquisador foi fundamental para a consolidação de instituições científicas e da prática da divulgação científica no país.  

Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.  

Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida

O artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo com dez famílias que visitaram a exposição “Oceanos” no Museu da Vida. A exposição teve como objetivo informar e sensibilizar o público.   Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.

Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America

O artigo apresenta um mapeamento das características das atividades de comunicação da ciência desenvolvidas na América Latina por diferentes organizações.   Ma de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.

Acessibilidade em museus de ciência da América Latina

O artigo apresenta o panorama da acessibilidade em museus de ciência da América Latina, baseado em uma enquete realizada em português e espanhol na região. Respostas de cerca de 100 instituições de 12 países foram analisadas usando uma ferramenta com indicadores de acessibilidade.   Jessica N. Rocha; Luisa Massarani; Willian V. de Abreu; Luiz Gustavo B. Inacio; Aline O. Molenzani

O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento

O artigo busca investigar o engajamento e as interações nas redes sociais sobre as vacinas. Os resultados indicam importantes dinâmicas de comunicação sobre as vacinas e oportunidades para a melhoria na comunicação pública em torno do tema. Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz
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