Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças
Lives de espaços científico-culturais transmitidas pelas redes sociais do portal São Paulo para crianças durante o isolamento social são tema de artigo publicado na Revista CPC da USP. Os autores analisaram o conteúdo das nove lives para crianças transmitidas entre março e junho de 2020. O objetivo foi compreender como museus, zoológicos e
Experiências de aprendizagem em visita familiar à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional
As experiências de aprendizado de famílias em visita à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional é o tema de artigo publicado na revista Ensaio – Pesquisa Em Educação Em Ciências. Por meio da análise de interações e conversas, os autores buscaram compreender como uma exposição com um design de ambiente
Visita em família ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brasil) a partir da perspectiva de crianças
O papel das crianças na condução da experiência de visitação de famílias ao zoológico Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é o tema de artigo publicado na revista Leisure Studies. Os resultados mostraram que as interações e conversas ocorreram com a participação ativa das crianças nas experiências das famílias. Elas engajaram os grupos
Um estudo sobre as interações e conversas de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo
As interações de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo, é o tema de novo artigo publicado no Journal of Biological Education. Os autores investigaram como as conversas entre os familiares mediaram suas experiências de aprendizagem nesse museu. Observaram também quais as interações e dinâmicas sociais em
Quando a credibilidade importa? A avaliação de fontes de informação quando adolescentes navegam na internet
Foi publicado um artigo no Journal of Librarianship and Information Science em que se investiga quando e como adolescentes brasileiros avaliam a credibilidade de fontes de informação. Os autores observaram que os participantes usaram critérios diferentes para atribuir credibilidade a fontes, sendo expertise e reputação dois dos mais relevantes. Especialistas, professores e a grande
O que as famílias conversam sobre evolução em uma visita a uma exposição sobre Darwin?
Foi publicado no Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education (IJESE), um artigo em que se investiga a experiência de famílias em visitas à exposição sobre Charles Darwin no Museu Trompo Mágico, em Guadalajara, México. Em particular, analisou-se o que as famílias conversaram sobre evolução durante a visita. As autoras observaram que a
A representação da ciência em filmes do super-herói Hulk é objetivo de pesquisa de novo artigo
Fernando Alves, Luisa Massarani e Erik Stengler são autores de estudo publicado na revista “História, Ciência, Saúde – Manguinhos” que busca analisar como a ciência e os cientistas são representados no universo cinematográfico de “O Incrível Hulk”, a partir de duas produções audiovisuais da década de 1970 e duas do início do século
Estudo analisa a percepção do filme “Contágio” antes e depois da pandemia de COVID-19
Foi publicado na Revista Galáxia um novo artigo comparando a percepção dos espectadores do longa-metragem ficcional de 2011 “Contágio” antes e depois de janeiro de 2020, quando o novo coronavírus foi considerado uma emergência de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde. A partir de uma análise quali-quantitativa de comentários em uma rede
Caderno do Fórum Brasil-Portugal de Mestrados em Divulgação da Ciência
Está no ar o Caderno de Resumos do Fórum Brasil-Portugal de Mestrados em Comunicação e Divulgação da Ciência. O evento acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, reunindo os cinco mestrados dos dois países nesse campo do conhecimento.Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, do Mestrado
Adolescentes no AquaRio: novo estudo de caso em divulgação científica
A partir da visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, este novo artigo busca analisar o conteúdo das conversas desse público. O estudo foi conduzido com 20 jovens em uma visita extra-escolar à instituição e as conversas foram captadas via câmera subjetiva. Os assuntos mais frequentes foram sobre o