INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia integra a programação da SBPC 2019

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia integra a programação da SBPC 2019

De 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será realizada a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019), com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Durante a Programação Geral do evento, pesquisadores integrantes do INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) irão participar como conferencistas, debatedores de mesas-redondas ou coordenadores de atividades, debatendo temáticas relacionadas à Divulgação Científica, área de atuação do INCT. Abaixo, é possível conferir algumas dessas programações:

 

Conferências

No dia 23 de julho, de 10h30 às 12h, o professor Yurij Castelfranchi (UFMG), membro do Comitê Gestor do INCT-CPCT, irá apresentar a conferência sênior “Percepção Pública da Ciência”, a ser realizada no espaço Multiuso 1 – Bloco 15 – Auditório 1. A coordenadora do INCT-CPCT, professora Luisa Medeiros Massarani (Fiocruz), será a apresentadora da conferência.

 

No mesmo dia, de 15h30 às 18h, o professor Douglas Falcão Silva (MAS), coordena a mesa-redonda sênior “Desafios, Reflexões e Perspectivas para a Divulgação Científica (ABCMC)”, que contará com a presença dos pesquisadores Diego Vaz Bevilaqua (Museu da Vida-Fiocruz), Simone Flores Monteiro (PUCRS) e Maurício Candido da Silva (USP). A atividade ocorrerá no espaço Multiuso 1 – Bloco 15 – sala 106, 1º pavimento.

 

Mesa-redonda

Já no dia 24 de julho, de 15h30 às 18h, será realizada a mesa-redonda “O que pensam os jovens sobre a ciência – pesquisa x realidade”, coordenada por Luisa Medeiros Massarani e tendo como palestrantes os pesquisadores Maria Ataide Malcher (UFPA), Natalia Pasternak Taschner (USP) e Rafael Bento Soares (Science Vlogs Brasil). Entre os temas abordados pela mesa, estarão os resultados da pesquisa nacional “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia?”, conduzida pelo INCT-CPCT, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A programação ocorrerá no espaço Multiuso 1 – Bloco 15 – Auditório 2.

 

Coordenação de Sessão Especial

O vice-coordenador do INCT-CPCT, professor Ildeu de Castro Moreira, também diretor da SBPC, irá coordenar a Sessão Especial de “Lançamento da Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2019 (CGEE, SPBC, MCTIC)”, que ocorrerá no dia 22 de julho, de 14h às 15h, no espaço Multiuso 1 – Bloco 15 – Auditório 2, com os palestrantes Marcelo Marcos Morales (MCTIC), Márcio de Miranda Santos (CGEE) e Marcelo Augusto Santos Turine (UFMS).

 

Entre outras programações, o professor será o apresentador da Conferência do Ministro da CT&I, senhor Marcos Pontes (MCTIC), que ocorrerá no dia 26 de julho, de 10h30 às 12h, no espaço Multiuso 1 – Bloco 15 – Auditório 1.

 

Sobre a SBPC

A Reunião Anual da SBPC é realizada desde 1948, com o objetivo de debater políticas públicas das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, reunindo representantes de sociedades científicas, gestores de instituições científicas e pesquisadores de todas as áreas e níveis de formação. O evento também é aberto ao público em geral, sem a necessidade de inscrição, a qual somente será necessária para quem quiser frequentar minicursos (vagas limitadas) ou ainda obter o certificado online de participação geral.

 

Mais informações

71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019)

Tema: “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Site: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/

Facebook: https://www.facebook.com/sbpcufms2019

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados