Há espaço para a ciência nos aquários? Uma análise de conversas e interações familiares durante visitas ao AquaRio (Rio de Janeiro)

 

A maneira pela qual famílias interagem com a ciência e constróem significado sobre a ciência e a conservação é tema de novo artigo publicado no jornal Science Education.

 

Os autores analisaram o conteúdo conversacional e as interações de 5 grupos familiares em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), o maior da América Latina.

 

Os resultados sugerem que durante as visitas os familiares foram motivados pela observação e contemplação dos animais em exibição a interagirem uns com os outros para o compartilhamento de informações sobre biodiversidade marinha e sua conservação. Os adultos, crianças e mediadores tiveram papéis fundamentais na construção de diálogos sobre tópicos científicos. O estudo fornece evidências do importante papel que o AquaRio pode desempenhar ao oferecer oportunidades para as famílias conversarem sobre biodiversidade e conservação, ao mesmo tempo em que se conscientizam acerca dos impactos de atividades humanas sobre os oceanos.

 

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Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil                                                               
 

 

 

 

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