Atividades de divulgação científica em institutos de pesquisa no Brasil: expansão recente a caminho da profissionalização

As atividades de divulgação científica realizadas em institutos de pesquisa brasileiros são tema de novo artigo publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Os autores identificaram com que frequência essas atividades são realizadas e quais recursos humanos e financeiros estão disponíveis para elas.

Os resultados sugerem que entre os anos de 2013 e 2017 houve um aumento da divulgação científica por parte dos institutos de pesquisa responsáveis por uma ampla gama de atividades. Para se comunicar com o público, os 169 institutos estudados tendem a utilizar mais os canais de comunicação tradicionais do que as redes sociais. No entanto, a maioria não contava com equipes específicas para as ações. Embora se engagem em intensas atividades de divulgação científica, os institutos de pesquisa brasileiros ainda carecem de uma abordagem mais estruturada em relação à prática.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)