Acessibilidade e museus de ciências: visitação de jovens surdos a três museus do Rio de Janeiro

Na Exposição Cidade Acessível, os jovens surdos foram estimulados a pensar o mundo na perspectiva de pessoas portadoras de outras deficiências. Foto: Jeferson Mendonça

 

As opiniões e experiências de sujeitos surdos, em especial, sua percepção sobre a acessibilidade dos locais, em visitação a museus de ciências são tema de novo artigo publicado na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte).

 

As autoras analisaram os registros em vídeo das visitas de nove jovens surdos, usuários de língua de sinais e com familiaridade ao tema Acessibilidade, a três espaços de ciências no Rio de Janeiro. As visitas foram registradas pelo método da câmera subjetiva e analisadas quanto aos indicadores de acessibilidade, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar as opiniões desses jovens sobre o tema.

 

Os resultados sugerem uma visão crítica dos participantes sobre as questões de acessibilidade, principalmente quanto às dimensões comunicacional e atitudinal. O estudo demonstra a necessidade da inclusão das pessoas surdas como visitantes e como participantes ativos no processo de concepção dos museus, visando tornar os museus de ciências mais inclusivos para públicos diversos.

 

Leia o artigo aqui.

 

 

                                                         
 

 

 

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados