Projetos


Linha I: Percepção Pública da CT:

2018 – Atual

O que os jovens brasileiros pensam da ciência, tecnologia e inovação

Descrição: Projeto do INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com objetivo de estudar as especificidades da percepção pública da CTI entre jovens brasileiros por meio de survey nacional, com amostra representativa da população brasileira de 15 a 24 anos de idade. Envolve uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de pesquisadores. Conta com apoio do CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Juri Castelfranchi; Vanessa Oliveira Fagundes; Ildeu Moreira; Ione Mendes.

 

2017 – Atual

Jovens, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil

Descrição: Projeto que se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a Universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na Internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Um estudo de observação dos adolescentes em situação de busca de informações na Internet será realizado para verificar empiricamente a hipótese de que a leitura e a avaliação das informações científicas online diferem segundo o contexto de busca, formal ou não-formal. Diferentes metodologias serão utilizadas a fim de explorar várias dimensões do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experiências e construam novas competências conjuntas. A formação de recursos humanos é elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relevância por ser em uma área de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulgação Científica. A equipe reúne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros têm atuado na formação de jovens pesquisadores em nível de doutorado e mestrado nos dois países. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes. Conta com apoio da Capes-Cofecub, em edital para intercâmbio de pesquisadores e alunos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Juri Castelfranchi; Maria Ataide Malcher; Monica Macedo.

 

 

Linha II: Ciência na mídia: estudos de representações sociais, das relações entre ciência e mídia e de audiência/recepção:

2019 – Atual

Comunicação pública da ciência: mapeamento, diagnóstico e análise da circulação de temas de ciência nas redes sociais online

Descrição: Este projeto pretende identificar e analisar como a ciência tem circulado nas redes sociais, buscando entender: como esse tema tem se apresentado e que tipo de envolvimento/engajamento tem estabelecido com o público usuário; que estratégias têm sido utilizadas para comunicar a ciência; que atores sociais têm proposto essas estratégicas; e se essas redes são ambientes propícios para comunicação pública da ciência e como. Para isso, irá mapear a comunicação pública da ciência em perfis individuais e institucionais (exemplo: comunicadores, pesquisadores, instituições, revistas e meios de divulgação científica e demais atores sociais) em redes sociais online selecionadas (exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Tumblr), a fim de diagnosticar e analisar as estratégias de comunicação e as interações em torno de temas de ciência em circulação nas redes. Como pesquisa exploratória, este estudo será realizado em etapas que envolverão levantamentos bibliográfico e documental sobre o tema para composição do estado da arte; análise de conteúdo, com orientação quantitativa e qualitativa; e, a partir desse movimento de aproximação, o estabelecimento de um procedimento metodológico híbrido para análise das estratégias e interações de Comunicação Pública da Ciência nas redes sociais online.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Maria Ataide Malcher.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa.

 

2017 – Atual

Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais: o caso da “pílula do câncer” na TV, em jornais e em grupos do Facebook

Descrição: Este projeto visa analisar a cobertura jornalística sobre fosfoetanolamina sintética realizada em 2015 e 2017 por programas informativos de TV das emissoras Rede Globo (Jornal Nacional, Fantástico, Jornal Hoje e Bem-Estar) e Rede Record (Jornal da Record, Domingo Espetacular e Balanço Geral SP), por três jornais impressos de elite (O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo) e por dois jornais populares (O Dia e Extra), assim como discussões geradas sobre o tema em grupos e páginas de comunidades do Facebook que reúnem pacientes com câncer. Busca, assim, em linhas gerais, examinar como o tema circulou em parte da imprensa brasileira e como repercutiu entre grupos específicos da população, diretamente afetados pelo tema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Marina Ramalho e Silva.
Integrantes: Carla da Silva Almeida; Luisa Medeiros Massarani; Luís Amorim; Rosicler Neves; Luiz Bento; Renata Fontanetto.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Auxílio financeiro.

 

2013 – Atual

A história da Infografia no Brasil

Descrição: O projeto analisa a história da infografia no Brasil, a partir dos anos 1990.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Tattiana Gonçalves Teixeira.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa.

 

 

Linha III: Estudos em museus de CT e outros espaços científico-culturais:

2019 – Atual

O impacto dos museus e centros de ciências: um estudo das experiências dos visitantes

Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender a experiência museal do ponto de vista dos visitantes, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de divulgação científica e educação não-formal, bem como a avaliação de tais atividades. Em particular, nos dedicaremos a analisar a experiência museal de famílias. Dedicaremos, ainda, atenção especial à experiência museal das pessoas com deficiências. Serão estudados nove museus e centros de ciência brasileiros, que estão entre os mais relevantes do país e que apresentam diferentes tipologias. Tendo em vista a diversidade de centros de ciência a ser analisada, o estudo permitirá compreender a experiência dos visitantes nesses espaços científico-culturais e em diferentes contextos. Nossos resultados permitirão refletir sobre a prática da divulgação científica em museus de ciência, fornecendo subsídios para aprimorar suas iniciativas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrante: Jessica Norberto.

 

2018 – Atual

Ciência e teatro no Museu da Vida: o olhar do público

Descrição: O vínculo entre a ciência e o teatro é remoto. Desde a Grécia Antiga, a ciência vem inspirando uma série de dramaturgos ao longo da história. Mais recentemente, a divulgação científica tem lançado mão, de forma cada vez mais recorrente e diversa, de elementos teatrais em suas iniciativas práticas. No Brasil, uma série de museus de ciências têm abarcado a interface ciência e arte em suas programações. Além deles, existem companhias independentes e grupos universitários trabalhando nessa interseção, com bagagens e propósitos distintos. Por outro lado, a literatura acadêmica sobre o tema ainda é escassa e, em grande medida, estrangeira. Isso significa que conhecemos pouco o conjunto do que está sendo feito no campo e sabemos menos ainda sobre como o teatro tem de fato contribuído para a divulgação científica. O presente projeto, desenvolvido no âmbito do Museu da Vida/Fiocruz, busca compreender melhor as diversas facetas da interface ciência e teatro no contexto da divulgação científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Carla da Silva Almeida
Integrantes: Marina Ramalho; Luís Amorim; Luiz Bento; Gabriela Abrantes Jardim; Vanessa Guimarães.

 

2017 – 2018

Um estudo sobre museus de ciência na América Latina pelo olhar dos visitantes

Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Objetivos específicos: Consolidar um grupo de trabalho com pesquisadores e especialistas que desenvolvem atividades práticas de divulgação científica dos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Inglaterra, em um total de 13 instituições envolvidas, com respaldo da Unesco e da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP). Desenvolver ferramentas metodológicas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos construídos pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Testar e aplicar tais ferramentas metodológicas em museus de ciência de países da América Latina. Consolidar documento para distribuição ampla e gratuita com os protocolos de investigação e as devidas orientações de como aplicá-los, de forma a ser usados em outros espaços interativos, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica. Colocar tal documento com os protocolos de pesquisa à disposição, gratuitamente, a todos os interessados, por meio do site das instituições envolvidas, em particular a Unesco e a RedPOP. Produzir um documento de referência na área, visando dar subsídios para sensibilizar os tomadores de decisão sobre a importância dos museus de ciência e da divulgação científica na região. Contribuir para a capacitação em pesquisa em divulgação científica por meio do próprio desenvolvimento do projeto, que reúne pesquisadores e especialistas mais experientes e mais jovens, além de incluir a realização de um evento público e uma disciplina de mestrado em divulgação científica. Participam do projeto: Universidad Nacional Autónoma de Mexico; UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; UNLP – Universidad Nacional de La Plata; OSU – Oregon State University; UCL – University College London; Parque Explora e Maloka.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu Moreira; Diego Golombeck; Maria Eugenia Fazio; Juri Castelfranchi; Marina Ramalho; Rosicler Neves; María del Carmen Sánchez Mora; Luís Amorim; Karen Bultitude; Shawn Rowe; Kaori Kodama; Claudia Aguirre; Constanza Pedersoli; Cristiana Facchinetti; Simon Lock; Emily Dawson; Silvina Basile; Sigrid Falla; Patricia Rey; Paty Macias.

 

2016 – Atual

MORE­-PE – Mobilization of Resources for Public Engagement

Descrição: Existe uma necessidade crescente de representação da sociedade na ciência e na tecnologia (C&T) e de diálogo entre cientistas, decisores políticos e o público. Existe ainda consenso acerca da necessidade de envolvimento público (public engagement– PE) em C&T de forma a capacitar os cidadãos nas suas decisões profissionais, pessoais e políticas e de que é necessário mobilizar recursos para esse envolvimento. Consequentemente, os investigadores sofrem pressão constante para demonstrarem o impacto que a sua investigação tem na sociedade e as instituições científicas questionam de que forma poderão envolver a sociedade de forma mais eficaz. Contudo, enquanto a investigação em PE se tem debruçado essencialmente sobre as práticas dos cientistas, pouca atenção tem sido dada ao contexto institucional em que o PE ocorre. Isto verifica­-se apesar de as instituições de investigação desempenharem um papel crucial de suporte e de criação de instalações, políticas e agendas para o envolvimento público. Mas ainda que as atividades de PE estejam a crescer em vários países e as instituições comecem a criar estratégias de envolvimento público, não sabemos o que está a ser feito, de que modo e com que intensidade, nem qual o impacto que esses esforços estão a ter na sociedade. Esta questão tem ganho relevância à medida que o impacto social se tem tornado uma determinante­ chave no financiamento às instituições. Este projeto tem como objetivo responder a esta necessidade através da análise da forma como as instituições estão a envolver a sociedade na sua investigação e da criação de indicadores de medida de envolvimento público. Especificamente, procura constituir uma base global de dados comparáveis sobre as práticas e cultura de envolvimento societal ao nível institucional e inclui para isso colaborações europeias, norte-americanas, asiáticas e latino-americanas (Brasil). A medição do envolvimento público a nível das instituições e a construção de indicadores adequados são questões que colocam alguns desafios, em parte devidos às diferenças nos sistemas científicos e tecnológicos, nos níveis de interesse pela ciência, e nos antecedentes e experiências de PE nos vários países.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Marta Entradas.
Integrantes: Luisa Medeiros Massarani; Luís Amorim; Martin W. Bauer; Carla Maria da Silva; Massimiano Bucchi; Frank Marcinkowski; Tim Belke; Asako Okamura; Michal Grech; John Besley; Yuh Yuh Li; Pedro Russo; Anne Kerkhoven; Colm O´Muircheartaigh; Manuel Valença; Maria Eduarda Gonçalves.

 

2017 – 2018

Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência

Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Carla Almeida; Luis Amorim; Marina Ramalho; Rosicler Neves; Shawn Rowe; Monica Damouche; Luiz Bento; Susan Roberta.

 

 

Linha IV: Políticas Públicas em Popularização da CT e Participação Cidadã:

2018 – Atual

Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará

Descrição: O presente Projeto tem como objetivo aperfeiçoar e dar continuidade a uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem, iniciada em 2013, a partir do Projeto intitulado Projeto Newton, cujo objetivo era qualificar o ensino e a aprendizagem de Cálculo I e Cálculo II na Universidade Federal do Pará. Para além do conteúdo de Cálculo em si, a ideia do Projeto original é implementar uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem como base o uso potencializado das Tecnologias de Informação e Comunicação para a geração de experiências e ambiências de estudo ampliado e continuado. Assim, o projeto visa dar continuidade a essa proposta, experimentando a utilização de novos recursos tecnológicos e estratégias didáticas, sobretudo relacionados à acessibilidade de Pessoas com Deficiência (PcD) e ao uso de aplicativos para dispositivos móveis, de forma integrada ao sistema do projeto original.
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Coordenadora: Maria Ataide Malcher.
Integrantes: José Miguel Martins Veloso; Fernanda Chocron Miranda; Suzana Cunha Lopes; Marianne Kogut Eliasquevici; Suelen Miyuki Alves Guedes; Weverton Raiol.
Financiamento: Universidade Federal do Pará (UFPA) – Auxílio financeiro.

 

2015 – Atual

O aprendizado de ciência em ambientes não-formais na América Latina

Descrição: Este projeto visa apoiar ações de atividades de divulgação científica, que serão realizadas em duas etapas, de forma simultânea. Constituiremos um Grupo de Trabalho e realizaremos um mapeamento do estado da arte do aprendizado de ciência em ambientes não-formais na América Latina, de caráter inédito, que ajudará na avaliação e na formulação de políticas em divulgação científica. Além disso, visando valorizar os personagens que atuam na área da divulgação científica, dedicaremo-nos a ícone na área, José Reis, fato que inclusive levou ao Prêmio José Reis, concedido anualmente pelo CNPq desde 1978 a cientistas, jornalistas e instituições que se destacam na área. Em particular, realizaremos o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público geral do acervo pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu Moreira; Mariana Burlamaqui; Kaori Kodama; Eliane Dias; Beatriz Schwenck; Ana Paula Trindade; Juliana Passos.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Auxílio financeiro.

 

2014 – Atual

Acervo de José Reis

Descrição: Este projeto visa o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público da coleção pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz. José Reis possui um papel muito relevante na construção da ciência brasileira e, ainda, é um ícone da divulgação científica no país, fato que inclusive levou ao Prêmio José Reis, concedido anualmente pelo CNPq a cientistas, jornalistas e instituições que se destacam na área. José Reis é carioca, nascido em 1907. Cursou a Faculdade Nacional de Medicina, obtendo o diploma em 1930. Fez também curso de patologia no Instituto Oswaldo Cruz, obtendo a medalha de ouro de melhor aluno. Em 1930, mudou-se para São Paulo, contratado pelo Instituto Biológico, do qual foi seu diretor. Foi diretor-geral do Departamento do Serviço Público de São Paulo (1942-1945) e professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackenzie (1946-1947). Teve um papel chave na criação e na consolidação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na qual foi editor da revista Ciência e Cultura. Sua trajetória em divulgação científica que lhe valeu o Prêmio Kalinga – foi bastante diversificada, incluindo livros infanto-juvenis e para adultos, novelas de rádios e textos para a Folha de São Paulo. Estima-se que a coleção tenha cerca de 9.500 itens, entre acervo documental, museológico e bibliográfico. O projeto tem como objetivo o processamento técnico do acervo mencionado, recuperação/acesso online e divulgação. Na primeira etapa estão incluídas as fases de higienização, catalogação, classificação, indexação e inclusão nas bases de dados bibliográficas HISA e Casa de Oswaldo Cruz. Na segunda etapa, o acervo arquivístico processado será digitalizado e disponibilizado virtualmente pela internet (a exemplo do que foi feito com o acervo da Rádio Sociedade, ver www.fiocruz.br/radiosociedade). Adicionaremos a este material o acervo referente ao período em que José Reis esteve à frente do Instituto Biológico, atualmente sob a guarda daquele instituto, o que permitirá unificar os documentos relacionados a este ícone da divulgação científica. A terceira etapa, que ocorrerá de forma simultânea à segunda etapa, consiste no estudo do acervo, buscando gerar produtos como artigos acadêmicos, livros e capítulos de livros. O acesso aos dados relativos a estas coleções será importante para os que pesquisam a História da Divulgação científica, da Saúde, da Medicina e das Ciências, em geral.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Mariana Burlamaqui; Kaori Kodama; Eliane Dias; Maria da Conceição Castro; Beatriz Schwenck.


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