Sobre o que famílias conversam ao visitarem zoológicos? Um estudo de caso no Parque das Aves, Brasil

 

As conversas estabelecidas durante visitas de famílias ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) são tema de novo artigo publicado no Journal of Interpretation Research por pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

 

Ao estudarem famílias visitando zoológicos, especificamente no contexto da América Latina, os autores buscaram contribuir para a pesquisa acerca do significado das experiências nesses espaços.

 

Os resultados evidenciam que as famílias tiveram conversas sobre temas de ciência, frequentemente nomeando espécies de pássaros, e comentando sobre seus comportamentos e hábitos. No entanto, poucos comentários realmente aprofundaram discussões e reflexões sobre o conhecimento científico biológico e ecológico. As conversas se deram em torno da leitura de painéis informativos, conexões emocionais, e experiências anteriores potencializaram a criação de sentido das famílias. No entanto, os achados sugerem uma oportunidade perdida de interpretação para usar as associações entre as aves observadas e a vida cotidiana dos visitantes com o objetivo de melhorar as conexões emocionais com essas espécies e aprofundar conceitos-chave sobre a conservação da biodiversidade.

 

 
Leia o artigo aqui.
 
 
 

 

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados