Multimídia
Série “A ciência da Divulgação Científica”
A série “A ciência da Divulgação Científica” irá apresentar pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).
Conheça o INCT-CPCT
Descrição: Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira, coordenadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia apresentam o INCT e reforçam a importância da Divulgação Científica.
O que os jovens brasileiros pensam sobre Ciência e Tecnologia?
Descrição: No segundo vídeo da nossa série “A Ciência da Divulgação Científica” a coordenadora do INCT-CPCT Luisa Massarani e o professor da UFMG Yurij Castelfranchi apresentam e interpretam os resultados das pesquisas realizadas com jovens brasileiros para investigar sua percepção sobre os campos de Ciência e Tecnologia.
Os jovens brasileiros e as fake news
Descrição: Mais recente vídeo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, parte da série “A ciência da divulgação científica”.
Movimentos antivacinas e as redes sociais
Descrição: Quarto vídeo da série “A ciência da divulgação científica” produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
Os INCTs e a divulgação científica
Descrição: No quinto vídeo do selo “A ciência da divulgação científica”, representantes de alguns dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) de todo o país falam sobre o diálogo entre esses institutos e a importância da comunicação pública no conhecimento científico.
Um estudo sobre museus de ciência pelo olhar do visitante
Descrição: O sexto vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute os esforços do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Oregon State University, para melhor entender a perspectiva dos visitantes de museus de ciência.
Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais: o caso da “pílula do câncer”
Descrição: Neste vídeo, que faz parte da série “A ciência da divulgação científica” as pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz Marina Ramalho e Marcela Álvaro discutem suas análises da cobertura da fosfoetanolamina – a “pílula do câncer” – na mídia e nas redes sociais.
Jovens, ciência e internet Descrição: O oitavo vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute uma pesquisa realizada simultaneamente no Brasil e na França para melhor entender como os jovens consomem conteúdo científico na internet.
A percepção pública da ciência e tecnologia
Descrição: O nono vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute os resultados de uma pesquisa realizada pelo INCT-CPCT para mapear como os brasileiros veem a ciência e a figura do cientista no país.
A acessibilidade em museus de ciência
Descrição: No décimo vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, discutimos os estudos do nosso INCT para melhor entender a experiência de pessoas com deficiência na visitação de museus de ciência.
Políticas Públicas em divulgação científica
Descrição: Neste vídeo, parte do nosso selo “A ciência da divulgação científica”, a pesquisadora Jéssica Norberto Rocha apresenta a análise de editais para entender a dinâmica entre a iniciativa pública e a comunicação pública da Ciência.
A construção de um campo acadêmico: um espaço de compartilhamento
Descrição: Conheça um pouco melhor os encontros de atores importantes da a divulgação científica no Brasil e no Mundo que são organizados pelo nosso INCT e representam um necessário espaço de compartilhamento acadêmico global. Este vídeo mostra um pouco do terceiro simpósio, realizado em 2019. Em breve, no dia 9 de março de 2020, acontece o quarto evento “A Ciência da Divulgação Científica”, no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ. Para mais informações sobre como participar, clique aqui
A história das feiras de ciências no Brasil Descrição: No novo vídeo do selo “A ciência da divulgação científica”, os pesquisadores do nosso INCT dissecam o histórico das feiras de ciência brasileiras e seu papel na comunidade científica do país. Em 2019, na ocasião dos 50 anos da primeira Feira, produzimos outro vídeo com informações sobre o evento. Um estudo sobre as interações entre ciência e teatroDescrição: Dando continuidade ao selo “A ciência da divulgação científica”, apresentamos os projetos de teatro promovidos pelo Museu da Vida e discutimos o papel dessa expressão artística na comunicação pública da ciência. Gênero, ciência e a divulgação científica
Descrição: O vídeo #15 da série “A ciência da divulgação científica” apresenta as reflexões das pesquisadoras Gabriela Reznik e Tatiane Leal sobre questões de gênero na ciência: estereótipos, desigualdade nas oportunidades de acesso, políticas públicas, entre outros. A divulgação científica pelo mundo
Descrição: Conversamos com Toss Gascoigne, divulgador científico australiano que esteve na Fiocruz para participar do quarto simpósio anual “A Ciência da Divulgação Científica”, organizado pelo INCT-CPCT. Na entrevista, ele elabora os esforços por trás da organização de seu livro “Communicating Science: a Global Perspective”, a ser lançado em maio deste ano, que reúne autores do mundo todo escrevendo sobre a história da comunicação pública da ciência em seus países. O Brasil é um deles. Você clicar aqui para ser notificado na ocasião do lançamento do livro e aqui para assistir a versão em inglês do vídeo. A representação da ciência e do cientista no cinema
Descrição: O vídeo #17 do nosso selo “A Ciência da Divulgação Científica” discute o cinema como ferramenta de comunicação da ciência e as suas dinâmicas de representação. Como os cientistas são retratados nos filmes? Como os estereótipos mudaram ao longo das décadas? Assista às entrevistas remotas com os pesquisadores David Kirby e Fernando Alves. Acessibilidade: um estudo em museus de ciência da América Latina Descrição: A pesquisadora Jéssica Norberto Rocha discute sua investigação das políticas de acessibilidade em museus e centros de ciências no Brasil e outros países latino americanos. Leia o artigo (em inglês) clicando aqui COVID-19: Pesquisa e ação em divulgação científica Descrição: Conheça melhor as iniciativas do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia no contexto da pandemia que vivemos. Ciência no YouTube Descrição: Estudos sobre a ciência e o YouTube são o tema do novo vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, produzida pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia Surdos, a Ciência e a Divulgação Científica Descrição: A pesquisadora Marcelle Pita apresenta algumas de suas reflexões sobre a população surda brasileira e suas experiências em espaços museais e a jornalista Roberta Savedra fala sobre algumas dificuldades que os surdos têm de acessar o conteúdo científico. Deficientes visuais e os museus de ciências Descrição: Apresentamos sob diferentes perspectivas, as iniciativas que se tem feito visando aprimorar a acessibilidade em museus de ciências no Brasil, especificamente para a população cega. Crianças e os museus de ciências Descrição: Martha Marandino, vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo, e Suzi Aguiar, do Museu da Vida, falam sobre a necessidade e os desafios de envolver o público infantil em museus e centros de ciências. Dioramas em museus de ciências Descrição: Você sabe o que são dioramas? São aqueles objetos e cenários que vemos em muitos museus de ciência, principalmente de história natural, representando aspectos da natureza ou de grupos culturais que talvez os visitantes desconheçam. Martha Marandino, da USP, contextualiza os dioramas na história dos museus de ciência, e a dinamarquesa Marianne Achiem, da Universidade de Copenhagen apresenta uma discussão problematizante: será que podemos considerar esses objetos como representações fiéis do mundo natural? Temas controversos em museus de ciências Descrição: Martha Marandino e Ana Maria Navas falam sobre seus estudos em controvérsias, também conhecidas como temas sociocientíficos: aquelas temáticas que costumam gerar discussões polêmicas, seja entre a própria comunidade científica, seja na relação entre ciência e sociedade. Conservação e biodiversidade em zoológicos e aquários Descrição: Alessandra Bizerra explica o papel de parques de animais na promoção da conservação da biodiversidade, bem como no desenvolvimento de pesquisa nas ciências da natureza. O grupo de pesquisa CHOICES, coordenado por Alessandra, realizou um estudo para investigar a eficácia da comunicação entre os discursos dos zoológicos e aquários e seus visitantes. Ciência e Cultura: a legitimação da ciência brasileira Descrição: Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel de Faria, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, falam da revista Ciência e Cultura, criada em 1949, com objetivo de ser um canal de comunicação da SBPC com a sociedade. Estudos com adolescentes em aquários e parques ambientais Descrição: Priscila Coelho, mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, fala sobre seu estudo com visitantes adolescentes no AquaRio e Parque das Aves. Pâmela Wilker e Guilherme Bizotto compartilham sua experiência de ter participado do estudo como sujeitos de pesquisa. A ciência dos naturalistas e a contribuição dos nativos brasileiros Descrição: Ildeu de Castro Moreira e Anderson Antunes falam sobre a importância da colaboração de povos nativos brasileiros como os indígenas na formação do conhecimento científico adquirido nas expedições de naturalistas como Henry Bates, Louis Agassiz, Alfred Wallace e até Charles Darwin. Os jogos como ferramenta de divulgação científica Descrição: Marcelo Simão e Virgínia Codá discutem a perspectiva de pesquisa em divulgação científica a respeito da relevância cultural dos jogos, desde jogos de tabuleiro do Egito Antigo até RPGs (role playing games) e video games dos dias de hoje. A ciência nas publicidades e os adolescentes Descrição: Vanessa Brasil discute a representação do conteúdo científico na publicidade televisiva brasileira e seus estudos de recepção com os públicos adolescentes. Divulgação científica: tradução da linguagem científica? Descrição: Muitos pesquisadores e divulgadores da ciência definem a divulgação científica como uma tradução da linguagem científica. Neste vídeo, esta definição é contestada por Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), e Juliana Passos, jornalista e egressa do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saude da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Agrotóxicos na mídia: um estudo de caso com o jornal Nexo Descrição: A questão dos agrotóxicos é uma das grandes controvérsias científicas no Brasil. Em sua pesquisa de mestrado, Juliane Custódio analisou a representação dessa temática na mídia a partir da plataforma de notícias Nexo e, neste vídeo, ela destaca alguns dos resultados. Como os brasileiros e as brasileiras veem a Fiocruz Descrição: A Fiocruz é a instituição de pesquisa em saúde mais lembrada espontaneamente pelos entrevistados de um estudo realizados em 12 cidades brasileiras. Luisa Massarani e Ione Mendes, da equipe responsável pela pesquisa, comentam alguns resultados relevantes. A representação da ciência e da tecnologia em museus e o olhar dos visitantes Descrição: Sandra Murriello, da Universidade Nacional de Rio Negro (Sede Andina), fala sobre suas pesquisas em museus como espaços de representação da ciência e da tecnologia e discute qual seria o papel dessas instituições nos dias de hoje a partir dos estudos de públicos. Museus universitários e pesquisa em divulgação científica Descrição: Adriana Mortara, professora da UFMG, comenta as principais especificidades de um museu universitário e seu papel na sociedade, e Luiz Felipe Lima discute o que chamou de “fator universitário” em sua pesquisa no Museu de Geodiversidade da UFRJ para sua dissertação de mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) Iniciativas itinerantes de divulgação científica Descrição: Jessica Norberto Rocha, da Fundação Cecierj, fornece um panorama geral dos museus e centros de ciências itinerantes no Brasil, isto é, iniciativas que viajam pelo país visando interiorizar e democratizar o acesso à ciência. Ana Carolina de Souza Gonzalez, do Serviço de Itinerância do Museu da Vida, apresenta algumas das especificidades desse caminhão itinerante. A representação da ciência e de cientistas em animações Descrição: Gabriela Reznik, doutoranda do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comenta o estudo que realizou sobre a representação da ciência e dos cientistas em curta-metragens de animação que passaram pelo festival Anima Mundi entre 1993 e 2013. Já Raquel Mazziatti fala de sua pesquisa atual para o Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, em que investiga essas representações em desenhos animados da Netflix. As ciências do mar nas reportagens de TV: um estudo de caso Descrição: Mauricio Salles discute os principais resultados que obteve em sua pesquisa de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) analisando a representação dos profissionais das ciências do mar em matérias de telejornalismo sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Confiança pública na ciência e nos cientistas: um estudo internacional Descrição: Cary Funk, da instituição de pesquisa norte-americana Pew Research Center, apresenta os principais destaques de um estudo do tipo “survey” sobre a percepção pública da ciência e dos cientistas em diferentes países, incluindo o Brasil. As repercussões no Twitter das decisões da OMS sobre a cloroquina e a Covid-19 Descrição: Os pesquisadores Antonio Brotas e Júnia Ortiz discutem o recém-publicado artigo “Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter”. Os boatos sobre a epidemia de zika no Facebook Descrição: Paloma da Silva Barreto e Marcelo Garcia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comentam o estudo que fizeram sobre os comentários feitos no Facebook da Fiocruz, em publicações relacionadas à epidemia de zika. História dos zoológicos na América Latina Descrição: Regina Horta Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece um panorama histórico sobre os parques zoológicos na América Latina e discute sua importância para as comunidades locais, assim como sua relação com outras instituições de divulgação científica (como museus de história natural). História dos museus na América Latina Descrição: A pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Maria Margaret Lopes, traz um panorama histórico dos primeiros museus na América Latina, que muitas vezes eram instituições de história natural, provando sua ligação com a ciência desde a origem. A Revolta da Vacina em dois jornais brasileiros Descrição: Aline Salgado, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, comenta seus estudos sobre a cobertura da Revolta da Vacina de 1904 nos jornais cariocas Correio da Manhã e Gazeta de Notícias. A COVID-19 no YouTube: ciência e negacionismo Descrição: Antonio Brotas, da Fiocruz Bahia, e Marcia Cristina Rocha, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, comentam o recém-publicado artigo que investigou uma amostra de vídeos populares no YouTube, produzidos por influenciadores digitais. A pesquisa analisa como os diferentes enquadramentos (técnico-científico, político, econômico, religioso) se reconfiguram nas produções de diferentes youtubers com relação a um só tema: a pandemia da COVID-19. O turismo sustentável no México e a comunicação ambiental Descrição: Ana Claudia Nepote, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), fala do turismo ecologicamente e socialmente responsável no país e discute a divulgação científica relacionada a essas atividades, a partir do contato imersivo com a natureza e as comunidades locais. Percepção pública da ciência em um mundo pós-pandemia Descrição: A professora Dominique Brossard, chefe do Departamento de Divulgação das Ciências da Vida na Universidade de Wisconsin-Madison, ministrou uma aula de boas-vindas aos alunos da turma de 2021 da disciplina de Introdução à Divulgação Científica do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Neste vídeo especial, trazemos o webseminário de Brossard na íntegra com suas projeções sobre a percepção da ciência após a pandemia de COVID-19. Como publicar um artigo acadêmico em divulgação científica Descrição: Neste vídeo, convidamos os editores-chefes de duas das mais importantes revistas acadêmicas de divulgação científica no mundo – Hans Peter Peters, da Public Understanding of Science, e Emma Weitkamp, do Journal of Science Communication (JCOM) – que falam sobre critérios que seguem em suas decisões editoriais e dão dicas de como submeter artigos essas revistas. As narrativas expositivas do Museu da Natureza no Piauí e a perspectiva dos visitantes Descrição: Juliane Barros e seu orientador no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Ozias Soares, comentam a pesquisa realizada sobre o Museu da Natureza (Parque da Capivara, Piauí), seu discurso expositivo e a experiência de seus visitantes A nova museologia no Museu da Vida e no Museu da Maré Descrição: Alice Ribeiro, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e seu orientador, Ozias Soares, discutem seus estudos sobre a presença dos paradigmas teóricos da nova museologia no Museu da Vida, um museu de ciências, e no Museu da Maré, um ecomuseu. Pessoas com deficiências em museus de ciência Descrição: Mônica Dahmouche, da Fundação Cecierj, e Andréa Costa, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentam sua pesquisa realizada nos dez museus que integram o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) para investigar o perfil e a opinião das pessoas com deficiência enquanto visitantes espontâneos desses espaços. Percepções da teoria da evolução e da seleção natural em comentários do YouTube Descrição: Charbel El-Hani, do IN-TREE, Instituto Nacional de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, fala sobre a importância da divulgação e da educação científicas nas discussões sobre teoria da evolução e seleção natural, e Higor Tomaz, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta seu estudo sobre os comentários em vídeos no YouTube que versam sobre essas teorias. Acessibilidade em vídeos de animação para indivíduos cegos ou de baixa visão Descrição: Claudia Jurberg, da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bianca Della Líbera, do Instituto Benjamin Constant, comentam sua pesquisa sobre vídeos de animação com audiodescrição como ferramenta de divulgação científica para um público cego ou com baixa visão. Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros Descrição: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT e da Musa Iberoamericana, e Jessica Norberto Rocha, pesquisadora do INCT-CPCT e da Fundação Cecierj, apresentam sua pesquisa sobre a percepção dos mediadores de museus e centros de ciências brasileiros sobre a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências nas instituições onde trabalham. A aprendizagem não formal no museu de ciências Universum, no México Descrição: Alba Patricia Macías Nestor, da Universidade Nacional Autônoma do México, apresenta os principais objetivos, métodos e resultados de sua pesquisa sobre o papel do museu universitário Universum na construção da aprendizagem de ciências não formal de seus visitantes. Infodemia e fake news sobre COVID-19 nas redes sociais Descrição: Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem o artigo que publicaram no Journal of Science Communication (JCOM) em que, a partir do conceito de infodemia, analisaram a acurácia das informações sobre COVID-19 nas redes sociais em 2020 e a confiabilidade das fontes citadas nas matérias. Checagem de fatos em saúde: uma análise do Fato ou Fake Descrição: Bárbara Souza, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, e seu orientador Yurij Castelfranchi, professor da UFMG e pesquisador do INCT-CPCT, falam sobre a análise do serviço de checagem de fatos “Fato ou Fake”, do Grupo Globo, e discutem a importância nesse setor do jornalismo na divulgação científica em tempos de desinformação, principalmente na área da saúde. O discurso expositivo do Museu do Amanhã Descrição: Júlia Pereira, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, discute sua pesquisa sobre o discurso expositivo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a importância da análise de características arquitetônicas, textuais e de design de exposições para a divulgação científica. Museus de ciência e inclusão social Descrição: Carmelo Polino, da Universidade de Oviedo (Espanha), apresenta a questão da inclusão e justiça social em espaços de divulgação científica, como museus e centros de ciência, especialmente no contexto latinoamericano, enquanto Emily Dawson, da University College London (Reino Unido), expande o tema oferecendo um panorama internacional. Educação e pedagogia em museus de ciência Descrição: Constanza Pedersoli, diretora de Mundo Nuevo / Universidad de La Plata (Argentina), apresenta sua pesquisa de doutorado sobre a experiência de famílias ao visitarem a exposição “DESmedidos”. A experiência de famílias no Museu do Universo Descrição: Wailã Cruz, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, discute a importância do Museu do Universo na divulgação da astronomia e ciências afins. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo realizado pelo grupo sobre as experiências de famílias com crianças entre cinco e nove anos de idade em visita a esse museu. Famílias no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS Descrição: Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, apresenta um panorama geral dos estudos em divulgação científica com enfoque na experiência da visita de famílias a museus de ciência. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, comenta as especificidades da pesquisa realizada pelo grupo no Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rastreamento ocular e divulgação científica Descrição: Luís Amorim, coordenador da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e um dos autores do artigo “A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento”, discute o estudo a partir da ferramenta de rastreamento ocular e sua importância para a pesquisa no campo da divulgação científica. A experiência de idosos no Museu da Vida Descrição: Denyse Amorim de Oliveira comenta a pesquisa que realizou para a sua dissertação de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, sobre a experiência de idosos ao visitar duas exposições do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Ciência e música: um estudo do álbum “Quanta” de Gilberto Gil Descrição: Andreia Guerra, do Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura (CEFET/RJ), e Nathan Willig, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comentam os principais objetivos e resultados do artigo “‘Cântico dos cânticos, quântico dos quânticos’: as relações dialógicas entre artes, ciências contemporâneas e saúde no álbum Quanta, de Gilberto Gil”. As instituições de pesquisa e a divulgação científica Descrição: Marta Entradas, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), apresenta estudo que compara as atividades de divulgação científicas promovidas pelas instituições de pesquisa em oito países (Brasil, Alemanha, Portugal, Holanda, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália). Divulgadores científicos brasileiros no YouTube Descrição: David Ayrolla, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e sua orientadora Carla Almeida apresentam a pesquisa sobre quem são e o que pensam os divulgadores por trás de 11 canais brasileiros de ciência no YouTube. Infodemia, desinformação e vacinas para COVID-19 Descrição: Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresentam pesquisa que investiga a desinformação nos conteúdos compartilhados nas redes sociais sobre as vacinas contra a COVID-19. A percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras Descrição: Vanessa Fagundes e Ione Mendes, pesquisadoras do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem pesquisa que investigou a percepção de pessoas residentes em 12 cidades brasileiras sobre a pandemia de COVID-19, no período de 18 de maio a 10 de junho de 2020. A percepção de idosas sobre reportagens de ciências Descrição: Brena Pires, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva discutem o estudo realizado com mulheres idosas sobre reportagens de temáticas científicas no Jornal Nacional. Divulgação científica e gênero no YouTube Descrição: Renata Fontanetto, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva falam sobre o estudo sobre jovens e a temática das mulheres na ciência em vídeos no YouTube. Divulgação científica e a participação de museus na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Descrição: Rosalina Dias, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Patricia Spinelli apresentam o estudo sobre as atividades de divulgação científica realizadas por centros e museus de ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Experimentos com animais no ensino básico e a mídia nas décadas de 1960 e 1970 Descrição: O pesquisador do INCT-CPCT Danilo Magalhães apresenta pesquisa sobre como jornais impressos veiculavam temas relacionados à utilização de experimentos com animais nas Feiras de Ciências e no ensino escolar básico, nos anos de 1960 e 1970. A representação da COVID-19 em cartuns de jornais sul-africanos Descrição: Marina Joubert, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, apresenta pesquisa sobre os cartuns publicados nos jornais do país em 2020, relacionados à pandemia de COVID-19. Público ausente em museus e centros de ciência Descrição: Débora Menezes, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e seu orientador Douglas Falcão, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), discutem estudo sobre a participação de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em museus e centros de ciências. Formação de mediadores no Parque Rocha Moutonnée Descrição: Katia Leite Mansur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece um panorama do cenário de parques geológicos no Brasil e Thayse Aragão apresenta uma pesquisa-ação, que consistiu em sua tese de doutorado na Unicamp, realizada com os mediadores do Parque Rocha Moutonnée, no município de Salto, em São Paulo. Representações da pandemia de COVID-19 em desenhos de crianças Descrição: As pesquisadoras do INCT-CPCT Catarina Chagas e Marcela Álvaro comentam estudo que, a partir de desenhos de crianças cariocas sobre a pandemia da COVID-19, analisa seus sentimentos, suas rotinas e mudanças de hábitos e suas representações do vírus. O potencial educativo das reservas técnicas visitáveis em museus de ciências Descrição: Mayara Manhães, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Carla Gruzman expõem detalhes da pesquisa realizada na Reserva Técnica Visitável do Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). O combate à desinformação sobre vacinas contra a COVID-19 na Folha de S. Paulo Descrição: Antonio Brotas, pesquisador da Fiocruz Bahia e do INCT-CPCT, apresenta pesquisa realizada a partir da análise de 41 textos publicados no jornal Folha de S. Paulo em 2020, com foco no enfrentamento à desinformação sobre as vacinas contra COVID-19. A inclusão da pessoa com deficiência em museus de ciência brasileiros Descrição: Camila Silveira da Silva, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, e a doutoranda Cláudia Schuindt apresentam investigação das estratégias de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência em museus de ciência, a partir de entrevistas com diretores e coordenadores de uma instituição museal de cada região geográfica do Brasil. A primeira tese em divulgação científica do Brasil, de Wilson Bueno Descrição: Wilson da Costa Bueno foi o autor da primeira tese de doutorado em divulgação do Brasil. A pesquisa “Jornalismo cientifico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente” foi publicada em 1985 e reflete características da relação entre ciência e comunicação da época. O professor da Universidade de São Paulo conta sobre o contexto histórico da publicação da tese e como tem colaborado para o campo da divulgação científica desde então. Jornalismo científico: um estudo global Descrição: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, e Martin W. Bauer, da London School of Economics, apresentam o recém-lançado “Global Science Journalism Report 2021”, publicado por SciDev.Net e instituições parceiras, que analisa as condições e práticas profissionais do jornalismo científico nos dias de hoje. Jornalismo narrativo e ciência: um estudo do podcast 37 Graus Descrição: Luciane Treulieb, egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz), apresenta seu estudo do conteúdo de ciência na série “Epidemia” do podcast 37 Graus. Jornalismo literário e ciência: um estudo da revista Piauí Descrição: Renata Fontanetto, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia e egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (ambos na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), discute estudo de caso sobre as matérias de ciência no jornalismo literário da Revista Piauí. A percepção de jovens sobre fake news na ciência Descrição: A pesquisadora do INCT-CPCT Vanessa Fagundes apresenta pesquisa sobre como os jovens percebem a confiabilidade e a veracidade das notícias a que são expostos nas redes sociais. A representação da ciência no Science Vlogs Brasil Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, discute pesquisa com vídeos populares de cinco canais do YouTube vinculados ao selo Science Vlogs Brasil (Nerdologia, Ciência Todo Dia, Minutos Psíquicos, Papo de Biólogo e Canal do Pirulla) para analisar como a ciência e os cientistas são retratados. A história dos aquários do Rio de Janeiro Descrição: José Alberto Pais, doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, apresenta sua pesquisa sobre um tema por vezes negligenciado no estudo da divulgação científica: os aquários. A percepção do filme “Contágio” antes e depois da pandemia de COVID-19 Descrição: Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta um estudo sobre as mudanças na percepção do filme “Contágio” com a pandemia de COVID-19. Divulgação científica e controvérsias em artigos latino-americanos Descrição: Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, aborda a relevância contemporânea de pesquisas acerca das controvérsias ligadas à divulgação científica. Marcela Alvaro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo sobre os artigos acadêmicos latino-americanos voltados para o tema da divulgação científica e controvérsias. A instrumentalização iliberal de debates científicos durante a pandemia Descrição: Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, apresenta o estudo sobre a instrumentalização iliberal de debates científicos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. A esquerda brasileira e a percepção dos efeitos das fake news Descrição: Maria Dominguez, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), apresenta o estudo que investiga a percepção dos efeitos das fake news por indivíduos autodeclarados como de esquerda. Conversas sobre evolução durante visitas de famílias a uma exposição sobre Darwin Descrição: Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, aborda a importância de se estudar as conversas entre visitantes em exposições sobre evolução. Jessica Beck, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo que analisa os tipos de raciocínios envolvidos em conversas sobre evolução durante visitas de famílias à “Darwin, a exposição – Explorando espécies”, no Museu Trompo Mágico”, no México. A construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a COVID-19 Descrição: Pedro Farnese e Janete Monteiro, doutorandos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), apresentam o estudo que investiga a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19. A circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos Descrição: Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, e Ronaldo Araújo, pesquisador da Universidade Federal do Alagoas, apresentam estudo que analisa a circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos. A avaliação de fontes de informação quando adolescentes navegam na Internet Descrição: Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), apresenta estudo que investiga quando e como adolescentes brasileiros avaliam fontes de informação. The paradoxical treatment of environmental issues on Mexican and French YouTubers’ videos Descrição: Cecilia Lartigue, doutoranda na Universidade Toulouse-Jean Jaurès (França), apresenta estudo em que investiga o tratamento paradoxal de problemas ambientais em vídeos de Youtubers mexicanos e franceses. Vídeo em inglês com legenda em português. A visita de famílias a uma exposição infantil no Espacio Ciencia, no Uruguai Descrição: Martha Cambre, chefe do Espacio Ciencia (Uruguai), e Fiorella Silveira Segui, coordenadora educacional do mesmo espaço, apresentam estudo que investiga a construção da aprendizagem por livre escolha em visitas de famílias à exposição infantil Ecossistemas. Science in motion: journalists’ use and perception of preprints Descrição: Alice Fleerackers, doutoranda na Universidade Simon Fraser (Canadá), apresenta estudo em que explora como e por que jornalistas usam pré-prints – artigos não revisados por pares – em suas coberturas. Experiências de aprendizagem em visita familiar à exposição do Museu Nacional Descrição: Julia Pereira, mestre em Divulgação de Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz), e Juliana Magalhães, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam as experiências de aprendizado de famílias em visita à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional. Ciência cidadã: construindo conhecimento local sobre o impacto das mudanças climáticas Descrição: Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Allan Yu Iwama, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba, apresentam projeto de pesquisa-ação realizado com comunidades locais e tradicionais da costa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Pré-prints sobre a Covid-19: a ciência rápida em jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil Descrição: Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta estudo em que analisa como jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil noticiam pré-prints (artigos não revisados por pares) sobre COVID-19. Interações e conversas de famílias em visita ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan Descrição: Martha Marandino, professora associada da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam os processos de interação de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. A perspectiva das crianças: um estudo sobre a visita de famílias ao Parque das Aves Descrição: Alessandra Bizerra, professora da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam conversas de famílias e interações durante visitas ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brasil) a partir da perspectiva de crianças. Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Tainá Silva, bolsista TCT da Faperj do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a presença e características dos animais não-humanos vivos encontrados em filmes e séries selecionados no catálogo da Netflix Brasil. Museus de ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil Descrição: Douglas Falcão, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, e Alice Ribeiro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que buscam identificar os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros. Olimpíadas científicas: análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015) Descrição: Willian Vieira de Abreu, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta estudo em que mapeia e analisa os projetos de olimpíadas submetidos aos editais do CNPq entre os anos 2005 e 2015 a fim de identificar elementos que compõem essa ação de incentivo à divulgação científica no Brasil. O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro Descrição: Shawn Rowe, pesquisador da Oregon State University e do INCT-CPCT, e Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o papel das emoções na experiência vivida por adolescentes em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Podcast Conexão Científica: divulgação científica como prática educomunicativa Descrição: Bianca Souza e Souza, jornalista, apresenta estudo em que detalha o processo de criação do podcast de divulgação científica “Conexão Científica”, projeto de extensão desenvolvido como uma prática educomunicativa no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro, Brasil). O papel da fotografia e do Instagram na imagem do corpo fitness: esboço de uma hiperconsciência corporal Descrição: Irene Calderón Mazzotti, doutoranda em Comunicação pelas Universidades de Sevilha, Málaga, Huelva e Cádiz, apresenta estudo em investiga o papel da fotografia e do Instagram na imagem do corpo fitness. Modelos femininos em ciência a meninas e jovens para a promoção de vocações científicas Descrição: Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas. Divulgação científica e astronomia: uma análise do eclipse solar de 2020 Descrição: Diego Galperin, da Universidad Nacional de Río Negro, apresenta estudo em que analisa produções sobre o eclipse solar 2020 em que participaram astrônomos profissionais. Podcasts de divulgação científica: um estudo exploratório no Brasil Descrição: Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, e Ana Cristina Figueira, especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam os formatos dos podcasts brasileiros de divulgação científica. The science of Youtube: what factors influence user engagement with online science videos? Descrição: Dominique Brossard, professora e chefe do Departamento de Comunicação em Ciências da Vida da Universidade de Wisconsin-Madison, apresenta estudo em que investiga fatores que influenciam o engajamento do usuário com vídeos de ciência online. O papel dos mediadores em uma exposição sobre biodiversidade Descrição: Rosicler Neves, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, apresenta estudo em que analisa o papel dos mediadores na exposição “Floresta dos Sentidos”, destinada a engajar crianças em temas de biodiversidade. Padrões de engajamento com cientistas homens e mulheres no Facebook Descrição: Ayelet Baram-Tsabari, professora de divulgação científica no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, e Keren Dalyot, pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Divulgação Científica Aplicada do Technion, apresentam estudo em que investigam padrões de comentários em postagens de cientistas mulheres e cientistas homens em uma página do Facebook. Estudo sobre os projetos de equidade de gênero na educação em ciências apoiados pelo CNPq (2013 e 2018) Descrição: Gabriela Reznik, pesquisadora em divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta estudo em que mapeia os projetos contemplados nas chamadas do CNPq para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação de 2013 e 2018. As fontes de informação sobre o dia do fogo na Amazônia Descrição: Thaís Braga, pesquisadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), apresenta estudo em que investiga as fontes de informação no discurso jornalístico da Folha de São Paulo (Brasil) e do Público (Portugal) sobre o dia do fogo na Amazônia. Onças, preguiças e grilos: o comportamento animal nas obras de Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux (século XVII) Descrição: Rebeca Capozzi, doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga o papel e os usos do comportamento animal nas relações de missão feitas pelos missionários franceses Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux, no século XVII. Narrativas antivacinas e a crise de confiança em algumas instituições Descrição: Tainá Costa, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, apresenta estudo em que analisa as narrativas postadas em dois grupos antivacinas no Facebook publicadas em 2020, quando o mundo iniciava o enfrentamento da pandemia de covid-19. Conversas em família sobre espécies amazônicas: um estudo das visitas ao Aquário Jacques Huber Descrição: Graziele Scalfi e Bruna Ibañes Aguiar, pesquisadoras do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o conteúdo conversacional de 13 famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, em Belém. A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica Descrição: Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Gabriel Augusto Faria, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam a produção de divulgação científica do geneticista Oswaldo Frota-Pessoa na coluna “A ciência em marcha”, do Jornal do Brasil, de 1950 a 1956. A “Guia médica das mãis de família” e a circulação do conhecimento no século XIX Descrição: Cássia Rodrigues, mestra em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga as formas de circulação do conhecimento médico no Brasil do século XIX por meio das ações de divulgação da obra Guia médica das mãis de família, publicada em 1843 pelo médico francês Jean-Baptiste Alban Imbert. Frustrated Dialogue on the Danish Health Authority’s Facebook Page During COVID-19 Descrição: Marianne Achiam, pesquisadora da Universidade de Copenhagen, apresenta estudo em que investiga a comunicação estabelecida com cidadãos acerca do uso de máscaras na página de Facebook da Autoridade de Saúde Dinamarquesa durante a pandemia de COVID-19. Ciência cidadã e resíduos sólidos Descrição: Sarita Albagli e Luana Rocha, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), apresentam estudo em que analisam exemplos demonstrativos de iniciativas e experiências de ciência cidadã para tratar a questão dos resíduos sólidos. Inclusão, equidade e diversidade na pesquisa em divulgação científica Descrição: Merryn McKinnon e Karina Judd, do Centro de Conscientização Pública da Ciência da Universidade Nacional Australiana, apresentam estudo em que desenvolvem um mapa sistemático de como diversidade e inclusão são definidas e implementadas na pesquisa e prática da divulgação científica entre 1980 e 2020. Os invisíveis na paleontologia no Brasil Descrição: Ismar de Souza Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresenta estudo em que desenvolve uma reflexão crítica acerca da invisibilização de trabalhadores leigos que colaboram com a paleontologia no Brasil. Controvérsia científica no jornalismo: a cobertura da pílula do câncer Descrição: Marina Ramalho, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, e Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a controvérsia científica relativa ao uso da fosfoetanolamina sintética (conhecida como pílula do câncer) no tratamento de câncer, que ganhou destaque em 2015 e 2016. Ciência cidadã na pesquisa sobre o lixo marinho: uma revisão Descrição: Larissa Kawabe, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade na Universidade Federal do ABC, apresenta estudo em que realiza uma revisão sistemática de como a literatura científica está reportando a ciência cidadã em relação ao problema do lixo marinho. 20 anos sem José Reis: uma homenagem Descrição: Há 20 anos, faleceu José Reis, considerado ícone da divulgação científica no Brasil. Em sua homenagem, Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresenta artigo em que aborda a trajetória de Reis, acompanhada pelo testemunho de seu filho Marcos Reis. Museu Nacional: aspectos históricos de sua função educativa Descrição: Maria Margarida Gomes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Fernanda de Lima Souza, doutora em Educação pela mesma instituição, apresentam estudo em que discutem a constituição social e histórica da função educativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional. Noite dos Pesquisadores Europeus: comparando indicadores de inclusão para 2019 e 2020 Descrição: Joseph Roche, diretor de pesquisa da Faculdade de Educação da Trinity College Dublin (Irlanda), apresenta estudo em que compara indicadores de inclusão nos perfis de públicos dos eventos de 2019 e 2020 da Noite dos Pesquisadores Europeus, evento pan-europeu que anualmente visa aproximar pesquisadores e público. Perspectivas de mulheres divulgadoras científicas Descrição: Clare Wilkinson, professora associada em Divulgação Científica na Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE Bristol), apresenta estudo em que examina as perspectivas de mulheres divulgadoras científicas, em termos de práticas de trabalho, motivações e barreiras para se comunicar. Meio ambiente e saúde: caminhos para uma divulgação científica multidisciplinar? Descrição: Denise Maria de Oliveira, pós-graduada em Comunicação em Saúde pela Escola de Governo Fiocruz, apresenta estudo em que analisa a divulgação científica sobre a relação entre desmatamento, mudanças climáticas e saúde no canal do Youtube “Ciência com Certeza”. Desinformação sobre a vacina da Covid-19: medição de alcance e impactos das fake news na saúde Descrição: Rafiza Varão, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, apresenta estudo em que discute o uso de bots e de inteligência artificial (IA) para combater o fenômeno das fake news e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19. Acessibilidade e museus de ciências: visitação de jovens surdos a três museus do Rio de Janeiro Descrição: Marcelle Pita, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta estudo em que identifica opiniões e experiências de visitação de sujeitos surdos a museus de ciências, em especial, sua percepção sobre a acessibilidade dos locais. Da notícia institucional à divulgação científica: a trajetória do Jornal UFG em 16 anos de existência Descrição: Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta artigo em que realiza um estudo de caso do Jornal UFG — veículo de comunicação da Universidade Federal de Goiás –, por meio da análise de seis edições publicadas entre 2006 e 2022. A divulgação científica brasileira em mídias digitais: os perfis de divulgadores científicos Descrição: Lucas Oliveira dos Santos, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu, apresenta artigo em que realiza uma caracterização do atual cenário da divulgação científica brasileira em mídias digitais a partir do levantamento de perfis de divulgadores científicos. Negacionismo científico. Uma análise do Twitter de Jair Bolsonaro em março e novembro de 2020 Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Amanda Paes, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam artigo em que analisam como Jair Bolsonaro se comunicou por meio de seu perfil do Twitter sobre a pandemia de COVID-19 em 2020. Compreensão pública da ciência: uma análise dos dois periódicos mais importantes Descrição: Luciano Levin, pesquisador da Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), e Daniela de Filippo, pesquisadora do Center for Human and Social Sciences (Espanha), apresentam artigo em que analisam os desenvolvimentos em Compreensão Pública da Ciência com base em todos os artigos publicados nos periódicos Science Communication e Public Understanding of Science. Ciência cidadã e o mapeamento de derramamento de óleo: o caso do Brasil Descrição: André Cavalcante S. Batalhão, pesquisador do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE) da Universidade NOVA de Lisboa, e Raquel Dezidério Souto, pesquisadora do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES), apresentam artigo em que investigam a ciência cidadã como ferramenta para mapeamento colaborativo do derramamento de óleo que afetou a costa brasileira entre 2019 e 2020. Avaliação de festivais de engajamento público na área da saúde Descrição: Alison Rivett e Susannah Martin, da Universidade de Bristol (Inglaterra), apresentam artigo em que realizam uma revisão sistemática das avaliações de festivais de engajamento público relacionados à saúde publicadas desde 2000. Série “A História da Divulgação Científica” Os 50 anos da primeira Feira Nacional de Ciências no Brasil Descrição: Para estrear nossa série “A história da divulgação científica”, publicamos um vídeo em homenagem aos 50 anos da I Feira Nacional de Ciências no Brasil, que aconteceu em 1969 no Rio de Janeiro. Eclipse de Sobral: como o luminoso céu do Brasil resolveu o problema de Einstein Descrição: Em comemoração aos 100 anos do eclipse de 1919, o Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia produziu este vídeo que conta os detalhes deste evento negligenciado na nossa história. Os resultados obtidos na cidade cearense de Sobral foram de extrema importância para confirmar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Ainda assim, o grande público desconhece seu impacto. Confira! A Rádio Sociedade Descrição: Há 100 anos atrás, na década de 1920, o Brasil vivia um momento muito fértil para a ciência e sua divulgação. Um dos elementos fundamentais nesse movimento foi a criação da Rádio Sociedade, primeira estação de radiodifusão no país, com programação repleta de conteúdo científico. Saiba um pouco mais sobre sua história e acesse o acervo on-line da Rádio em clicando aqui Uma breve história dos museus de ciência no Brasil. Descrição: Preparamos uma linha do tempo resumida dos museus e centros de ciências no Brasil. Uma história com muitas propostas que não saíram do papel e inconstâncias nas políticas públicas de fomento à Ciência e Tecnologia, mas que ainda assim traz imensa riqueza cultural para o país. Série “Personagens da Divulgação Científica” José Reis: o caixeiro-viajante da ciência brasileira Descrição: Conheça a história do carioca José Reis e suas contribuições para a comunicação pública da ciência no Brasil. Acesse o acervo online clicando aqui
Angelo Machado: o Senhor das Libélulas
Descrição: O segundo vídeo do selo “Personagens da Divulgação Científica” é uma homenagem ao legado de Angelo Machado, parte importante da comunicação pública da ciência no Brasil.Roquette-Pinto: o porta-voz da ciência para o povo
Descrição: Edgar Roquette-Pinto é considerado o pai da radiodifusão no Brasil por seu pioneiro trabalho com o rádio. Mas a colaboração do antropólogo carioca para a ciência brasileira vai além disso. Confira.Julieta Ormastroni: encantadora de crianças e jovens rumo à ciência
Descrição: Maria Julieta Sebastiani Ormastroni foi importante personagem da divulgação científica brasileira por seu papel no envolvimento das crianças e jovens do país com a ciência.Ernst Hamburger: a ciência no botequim
Descrição: Homenageamos o físico Ernst Hamburger, que realizou atividades de divulgação científica por mais de 50 anos, foi diretor da Estação Ciência, um marco na história dos museus e centros de ciência brasileiros, e participou da criação da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).Virgínia Schall: a poética na educação, saúde e ciência
Descrição: Virgínia Schall foi personagem fundamental na divulgação e educação científica do Brasil e na história da Fiocruz.Victor Stawiarski: sexo e evolução na educação museal
Descrição: Conheça um pouco do legado de Victor Stawiarski, cuja dedicação a temas polêmicos como educação sexual e evolução foi fundamental para a história do Museu Nacional.Guaracira Gouvêa: pontes entre ciência, educação e comunicação.
Descrição: O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia presta homenagem à educadora Guaracira Gouvêa, que marcou a divulgação e a educação científicas brasileiras com suas passagens na Ciência Hoje das Crianças, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, na UNIRIO e no Instituto Nutes da UFRJ.Maurice Bazin: um cidadão do mundo pela divulgação científica brasileira.
Descrição: Conheça um pouco da história do francês que atou no desenvolvimento da divulgação e da educação em ciências no Brasil, através de seu trabalho com os índios tuyuka, da atuação no aprimoramento do ensino de física nas nossas universidades e da criação de um dos primeiros museus interativos do país – o Espaço Ciência Viva.Carlos Arguello: explorador dos céus, mares e terras brasileiras.
Descrição: Carlos Alfredo Arguello e sua dedicação pela educação e divulgação da ciência marcaram a comunidade científica brasileira, seja por seu trabalho no ambiente acadêmico na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), ou por seu trabalho de etnoastronomia com etnias indígenas do Centro-Oeste e Norte do país.Oswaldo Frota-Pessoa: geneticista, educador e divulgador da ciência
Descrição: Conheça um pouco da história de Oswaldo Frota-Pessoa e sua contribuição para a divulgação científica brasileira, principalmente por meio de suas colunas em jornais impressos, que muitas vezes ultrapassavam as questões específicas das ciências naturais e discutiam assuntos como o preconceito racial no Brasil. Série “Instituições de divulgação científica”MUSA – Museu da Amazônia
Descrição: O primeiro vídeo do novo selo “Instituições de Divulgação Científica” apresenta o MUSA, Museu da Amazônia. Ennio Candotti, diretor do museu, discute desde a idealização e concepção do museu até suas atividades e missões atuais.
Resistência a antibióticos
Descrição: Você sabia que alguns microrganismos responsáveis pelas nossas doenças estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos que tomamos? Descubra um pouco mais sobre o fenômeno da resistência a antibióticos e compartilhe! Uma produção do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
Descrição: Movimentos anti-vacinação têm ganhado espaço no Brasil e no mundo. Entenda um pouco sobre esse fenômeno e perceba a importância da aderência coletiva da população ao sistema de vacinas para impedir o comprometimento da saúde pública. Vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017)
Ações de divulgação científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) da UFPA
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Série de ações de divulgação científica, dando visibilidade às estratégias da coordenação nacional da SNCT. Também foram lançados o logotipo e a fanpage oficial do INCT-CPCT no Facebook, assim como foi feito o planejamento de comunicação e a cobertura das programações promovidas por alguns grupos integrantes da rede, como a Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa atuação na Semana marcou uma ação mais direta do INCT em atividades de comunicação da ciência, que integram a própria natureza do Instituto.
Cobertura fotográfica da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) da UFPA
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Cobertura fotográfica da programação da SNCT, em 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Divulgação – Mostra VerCiência – SNCT UFPA 2017
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Vídeo de divulgação da programação da Mostra VerCiência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Divulgação – Dia C da Ciência – UFPA 2017
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Vídeo de divulgação da programação do Dia C da Ciência, em 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Fanpage – Da rasa de açaí à Garrafa de Klein: Matemática!
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Página de divulgação no Facebook de projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Instagram – Da rasa de açaí à Garrafa de Klein: Matemática!
Maria Ataide Malcher; Suzana Cunha Lopes; Suelen Miyuki Alves Guedes; Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Weverton Raiol Gomes de Souza.
Descrição: Página de divulgação no Instagram de projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA).