Os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros são tema de novo artigo de pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, publicado na Museologia e Patrimônio – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Unirio.
Os autores analisaram dados coletados por meio de questionário online respondido por 89 gestores(as) de centros e museus de ciência brasileiros.
Os resultados indicam que muitos espaços (73; 82%) conseguiram implementar ações remotas durante a pandemia, o que permitiu, segundo os respondentes, ampliação e diversificação geográfica do público. Entretanto, a relação dos museus com as comunidades foi prejudicada, tendo havido na maioria dos casos a interrupção completa ou parcial das ações voltadas para ela. Os respondentes relataram também carência de recursos financeiros e humanos para lidar com o fechamento para o público presencial, a adoção do trabalho remoto e a adaptação de ações para o formato online.