Política, economia e sociedade na cobertura da COVID-19 por jornais de elite nos EUA, Reino Unido, China e Brasil: uma abordagem de mineração de texto

 

A cobertura da COVID-19 por jornais de elite nos EUA, Reino Unido, China e Brasil é tema de novo artigo publicado na JCOM – Journal of Science Communication.

 

Os autores analisaram 95.970 reportagens sobre a COVID-19 publicadas em 2020 nos jornais The New York Times (Estados Unidos), The Guardian (Reino Unido), China Daily (China) e Folha de S. Paulo (Brasil). Por meio de uma abordagem de mineração de texto, foram identificados os principais tópicos, assuntos, atores e o nível de atenção.

 

Os resultados evidenciam que a cobertura foi politizada no “The New York Times” e na “Folha de S. Paulo”; focou em aspectos de saúde no “The Guardian”; e enfatizou a situação econômica no “China Daily”. Nesse sentido, os autores sugerem que a pandemia tem motivado uma abordagem mais profunda das múltiplas dimensões da ciência e da saúde, apontando para uma perspectiva mais ampla da divulgação científica.

 

Leia o artigo aqui.

 

Imagem: The New York Times, página frontal de 24 de maio de 2020.

 
 
                                                         
 

 

 

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados