As experiências de aprendizagem de adolescentes em visita com amigos a um museu de ciências interativo, Espacio Ciencia, no Uruguai, é tema de novo artigo publicado na revista Interfaces Científicas – Educação.
As autoras analisaram os registros audiovisuais das visitas de 16 adolescentes, distribuídos em cinco grupos de amigos. As visitas foram gravadas utilizando o método point of view, que consiste em capturar áudio e vídeo por meio de uma câmera subjetiva acoplada à cabeça de um dos adolescentes durante a visita.
Os resultados evidenciam que a interatividade, as múltiplas oportunidades de exploração e a colaboração entre os adolescentes favoreceram as práticas relacionadas à ciência, tais como observação, simulação, experimentação de tentativa e erro e discussão de questões científicas com seus amigos e com os mediadores. Dessa forma, pode-se inferir que o Espacio Ciencia, além de estimular o interesse, apoiou a aprendizagem dos adolescentes. Além disso, o estudo indica que o contexto físico e social, o processo de engajamento e a construção de significados ocorreram de maneira interligada, contribuindo para as experiências de aprendizagem.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Fiorella Silveira