50 anos da I Feira Nacional de Ciências no Brasil

50 anos da I Feira Nacional de Ciências no Brasil

Em 2019, comemoramos os 50 anos da primeira Feira Nacional de Ciências no Brasil. Realizada no Pavilhão de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em setembro de 1969, o evento contou com a apresentação de trabalhos de alunos oriundos de quase todos os estados brasileiros, alta frequência de público visitante e ampla cobertura jornalística. O Ministério da Educação e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do então Estado da Guanabara coordenaram o evento, com parcerias e patrocínios públicos e privados. Neste artigo, realizamos uma análise de 174 matérias de jornais que noticiaram a Feira na época, identificadas a partir de uma busca na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e em acervos digitais de jornais de grande circulação. Com base nesse material, trazemos informações sobre a organização, o patrocínio, os antecedentes e a realização da Feira, bem como as principais e mais recorrentes temáticas abordadas na cobertura jornalística.

 

Leia o artigo sobre o tema, de Danilo Castro Magalhães, Luisa Massarani e Jessica Norberto Rocha, em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/article/view/7663.

 

Link para um vídeo preparado pelo Instituto Nacional De Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia sobre o assunto: https://youtu.be/EPYHKy-SXcY.

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados