Apresentação

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) são estruturas de pesquisa que desenvolvem projetos em rede de maneira articulada, com foco na solução de problemas nacionais e em estudos em áreas estratégicas do conhecimento. A colaboração entre grupos de pesquisa que formam os Institutos, que se constituem em redes, deve se dar de maneira a potencializar suas ações, alcançando resultados maiores e melhores dos que seriam alcançados caso tais grupos atuassem isoladamente.

 

Considerando a Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia como uma área emergente no campo acadêmico, refletida na expansão de atividades e pesquisas relacionadas à divulgação científica no Brasil, as quais atravessam as necessidades de todas as áreas prioritárias no país, fica evidente a necessidade não só de formação de pessoal qualificado, como também o desenvolvimento de pesquisas que atuem na melhoria de qualidade das ações e estudos desse campo.

 

É nesse contexto que nasce o INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), uma rede de grupos de pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de realizar estudos de alto impacto e gerar novos conhecimentos nessa área.

 

O INCT-CPCT foi aprovado em 2016, na Chamada INCT nº 16/2014, coordenada pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), tendo iniciado suas atividades em 2017.

 

Contando com a atuação de mais de 100 pesquisadores, oriundos de 25 universidades e instituições científicas brasileiras e internacionais, este INCT pretende investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações, relacionadas com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades de popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) e de educação científica, fornecendo subsídios para aprimoramento de políticas públicas no setor e promovendo a formação e qualificação de pessoas capacitadas para atuar em pesquisa e atividades da área.

 

A coordenação do INCT-CPCT é da Profa. Dra. Luisa Medeiros Massarani (Fiocruz), a vice-coordenação do Prof. Dr. Ildeu Castro Moreira (UFRJ), com sede na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

 

top