Artigos em periódicos

2022

Conversations About Evolution During Family Visits to an Exhibition About Darwin in a Mexican Museum: An Analysis of Scientific Reasoning

Luisa Massarani; Ana Claudia Nepote; Jessica Beck; Graziele Scalfi

INTERDISCIPLINARY JOURNAL OF ENVIRONMENTAL AND SCIENCE EDUCATION, vol. 18, no. 2, 2022, e2267.

 

When does credibility matter? The assessment of information sources in teenagers navigation regimes

Carla Almeida; Mônica Macedo-Rouet; Vanessa Brasil de Carvalho; Washington Castilhos; Marina Ramalho; Luís Amorim; Luisa Massarani

JOURNAL OF LIBRARIANSHIP AND INFORMATION SCIENCE, 17 de Janeiro de 2022.

 

A study of the interactions and conversations of families visiting the museum of microbiology of the Butantan institute, São Paulo, Brazil

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Martha Marandino; Waneicy Gonçalves; Jessica Norberto Rocha 

JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, 16 de Fevereiro de 2022.

 

Analysing family conversations and interactions during visits to Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) from children’s perspective

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Juliana Magalhães de Araújo

THE JOURNAL OF THE LEISURE STUDIES ASSOCIATION, 23 de Fevereiro de 2022.

 

Experiências de aprendizagem em visita familiar à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional

Luisa Massarani; Julia Botelho Pereira; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Juliana Magalhães de Araújo; Jessica Norberto Rocha

REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v.24, n.1, 2022.

 

La figura del mediador en la relación entre el museo y el público: estudio de caso del MIDE de México

Patricia Castellanos-Pineda; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Marcela Alvaro; Jessica Norberto Rocha; Silvia Singer-Sochet; Emilio Sánchez

REVISTA ARTE, INDIVIDUO Y SOCIEDAD, v.34, n.2, 2022.

 

Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças

Ana Luiza Cerqueira das Neves; Bárbara de Almeida Perão; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

REVISTA CPC, v.16, n.31, 2021.

 

Noticiando pré-prints sobre a COVID-19: a ciência rápida em jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves

CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, 27(03), Março de 2022.

 

O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Luisa Massarani; Shawn Rowe; Graziele Scalfi; Waneicy Gonçalves; Carla Maria da Silva; Priscila Coelho; Jessica Norberto Rocha

CTS: REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, vol.17, n. 49, Março de 2022.

 

Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural

Tainá Boa Nova Ribeiro Silva; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Medeiros Massarani

ANIMUS: REVISTA INTERAMERICANA DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA, vol. 21, n. 45, Março de 2022.

 

Olimpíadas científicas: análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015)

Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Mariana Vieira da Rocha

CBEF: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, vol. 39, n. 1, Abril de 2022.

 

What Do Families Visiting the Zoo Talk About? A Case Study in the Parque das Aves, Brazil

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Marcelo Kei Sato; Juliana Magalhães de Araujo; Alessandra Bizerra

JOURNAL OF INTERPRETATION RESEARCH, 8 de Abril de 2022.

 

Museus de ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil

Alice Ribeiro; Luisa Massarani; Douglas Falcão

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – REVISTA ELETRÔNICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – UNIRIO, vol.15, n.1, 2022.

 

Mediadores em museus de ciência: um estudo sobre profissionais que atuam no Brasil

Luisa Massarani; Marcela Alvaro; Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Waneicy da Silva Gonçalves

ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, vol. 7, n.1, 2022.

 

30 years of PUS: Reflections from Latin America on the academic field of science communication

Luisa Massarani

SAGE JOURNALS – PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, vol. 31, Issue 3, 2022.

 

Divulgação científica itinerante e os editais de popularização da ciência: análise de projetos submetidos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2003-2015)

Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Carolina Chaves Peçanha

IENCI – INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, vol. 27, n.1, 2022.

 

The Role of Mediators in Science Museums: An Analysis of Conversations and Interactions of Brazilian Families in Free and Mediated Visits to an Interactive Exhibition on Biodiversity

Luisa Massarani; Rosicler Neves; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Carla Almeida; Luis Amorim; Marina Ramalho; Luiz Bento; Monica Santos Dahmouche; Renata Fontanetto; Shawn Rowe 

IJRES – INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH IN EDUCATION AND SCIENCE, vol.8, n.2, 2022.

 

The past, present and future of genomics and bioinformatics: A survey of Brazilian scientists

Mariana Rocha; Luisa Massarani; Sandro José de Souza; Ana Tereza R. de Vasconcelos

GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, vol. 45, Issue 2, 2022.

 

Percepções da teoria da evolução e seleção natural em comentários no Youtube

Higor Tomaz Teixeira de Castro; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, vol. 9, n. 3, 2022.

 

Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM

Gabriela Reznik; Luisa Massarani

CP-CADERNOS DE PESQUISA, v.52, e09179, 2022.

 

Engajamento em foco: uma análise do conteúdo conversacional de famílias em visita ao Aquário Jacques Huber (Belém)

Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Bruna Ibanes Aguiar; Graziele Scalfi; Yan Silveira; Rodolfo Zampieri Bezzon

AMAZÔNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, v.18, n.40, 2022.

 

A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica

Gabriel Augusto Faria; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira 

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v.15, n.1, Junho de 2022.

 

Posicionar a divulgação científica em prol da equidade de gênero

Gabriela Reznik; Luisa Massarani

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, v.17, n.50, Junho de 2022.

 

A vacina em dois jornais brasileiros antes e durante a covid-19

Luiz Felipe Fernandes Neves; Luisa Massarani

REVISTA MATRIZes, v.16, n.2, 2022.

 

A atuação de José Reis (1907-2002) no Brasil: ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional

Luisa Massarani; Danilo Magalhães

REVISTA CIÊNCIA & CULTURA, 2022.

Emotion in Informal Learning as Mediated Action: Cultural, Interpersonal and Personal Lenses

Shawn Rowe; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Rafael Luz

IJSES – INTERNATIONAL JOURNAL OF STUDIES IN EDUCATION AND SCIENCE, v.4, n.1, 2023.

 

Is there room for science at aquariums? An analysis of family conversations and interactions during visits to AquaRio, Rio de Janeiro, Brazil

Luisa Massarani; Bruna Ibanes Aguiar; Juliana Magalhães de Araújo; Graziele Scalfi; Rafael Kauano; Alessandra Bizerra

WILEY – SCIENCE EDUCATION, 2022.

 

2021

1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), turning science into Brazilian homes

Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 30(2), p. 229-234, 2021.

 

A ciência e o/a cientista nas séries: um estudo sobre a percepção de espectadores brasileiros

Priscila Coelho; Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu

REVISTA CIÊNCIA EM TELA, v. 13, 2021.

 

A experiência interativa de famílias em um museu de ciências: um estudo do Museu de Ciência e Tecnologia em Porto Alegre

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Norberto Rocha; Rafael Velloso Luz; Martha Marandino

REVISTA INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (IENCI) , v. 26, n.1, 2021.

 

A máscara salva: representações sociais da pandemia de COVID-19 por meio dos desenhos de crianças cariocas

Marcela Álvaro; Carolina Folino; Luisa Massarani; Catarina Chagas

SAUDE SOC. 30 (4) 2021.

 

A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970.

Danilo Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

EDUCAÇÃO EM FOCO, 24(43), 5-31, 2021.

 

A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral

Carolina Folino; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Catarina Chagas

CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 37, n.4, 2021.

 

A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento

Luís Amorim; Luisa Massarani; Thierry Baccino

 JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (01), A02.

 

A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE – SÃO BERNARDO DO CAMPO, v. 43, n.2, 2021.

 

A vacina em pauta: a produção de sentidos na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Michelle Modesto; Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA CONTRACAMPO, v. 40, n.1, 2021.

 

Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros 

Jessica Norberto Rocha; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 9, n. 1, 2021.

 

Communicating the “Race” for the COVID-19 Vaccine: An Exploratory Study in Newspapers in the United States, the United Kingdom, and Brazil

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. COMMUN. 6:643895. 30 de Abril de 2021.

 

Confiança, atitudes e informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras

Luisa Massarani; Ione Maria Mendes; Vanessa Fagundes; Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi; Bertha Maakaroun

CIÊNCIA. SAÚDE COLETIVA, 26 (08), Agosto de 2021

 

Families visit the museum: A study on family interactions and conversations at the Museum of the Universe -Rio de Janeiro (Brazil)

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Graziele Scalfi; Yan Gomes; Wailã De Souza Cruz; Leandro Lage Santos Guedes; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. EDUC. 6:669467. 14 de Maio de 2021.

 

Global Science Journalism Report 2021: Working conditions and practices, professional ethos and future expectations

Luisa Massarani; Marta Entradas; Luiz Felipe Fernandes Neves; Martin W. Bauer

SCIDEV.NET. Outubro 2021

 

Infodemia, desinformação e vacinas: a circulação de conteúdos em redes sociais antes e depois da COVID-19

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Amanda Medeiros

LIINC EM REVISTA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e5689, maio 2021.

 

Jornalismo científico na América Latina: registro histórico do Primeiro Seminário Interamericano realizado na região em 1962

Luisa Massarani

INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, vol. 40 no. 1, jan./abr. 2021

 

Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência

Vanessa Oliveira Fagundes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Maria Mendes; Vanessa Brasil de Carvalho; Maria Ataide Malcher; Fernanda Chocron Mirand; Suzana Cunha Lopes

BOL. MUS. PARA. EMÍLIO GOELDI. CIENC. HUM., Belém, v. 16, n. 1, e20200027, 2021

 

Narrativas de vacinação em tempos de fake: uma análise de conteúdo em redes sociais

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal; Michelle Modesto

SAÚDE E SOCIEDADE 30 (2) 02 Jun 2021 

 

“Pare de tocar seu rosto!” as mudanças na percepção de espectadores do filme Contágio com a pandemia de COVID-19

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves; Penélope Andreani Valadares

GALÁXIA v. 46 n. 46, 2021

 

Science in society: what young Brazilians think about S&T

Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Mendes; Vanessa O. Fagundes; Ildeu Moreira

AN. ACAD. BRAS. CIÊNC. 93 (4), 2021

 

Superaventuras e a representação da ciência: um olhar histórico para produções cinematográficas sobre O Incrível Hulk nas décadas de 1970 e 2000

Fernando Alves da Silva Filho; Luisa Massarani; Erik Stengler

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE – MANGUINHOS 28 (4), 2021

 

Uma análise dos artigos acadêmicos latino-americanos sobre divulgação científica e controvérsias

Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Marina Ramalho e Silva; Penélope Andreani Valadares; Martha Marandino

 JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (02), A01.

 

Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México

Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Alanna Dahan Martins; Alba Patricia Macías-Nestor

ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL, 29, 1-34.

 

Vacinas contra a COVID-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Antonio Brotas; Márcia Cristina Rocha Costa; Luiz Felipe Fernandes Neves

REVISTA FRONTEIRAS – ESTUDOS MIDIÁTICOS 23(2):29-43 maio/agosto 2021

 

What Do Adolescents Talk about When They Visit an Aquarium? A Case Study at the Marine Aquarium of Rio De Janeiro

Priscila Campos dos Santos Coelho; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

VISITOR STUDIES, 2021

 

2020

A narrativa de viagem de Henry Walter Bates: edições, traduções e adaptações de “The naturalist on the River Amazons”

Anderson Pereira Antunes; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO, v. 483, p. 103-134, 2020.

 

A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo

Luisa Massarani; Márcia Cristina Rocha Costa, Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, n.35, 2020.

 

Acessibilidade em museus de ciência da América Latina

Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Luiz Gustavo Barcellos Inacio; Aline Oliveira Molenzani

ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, v. 92, n.1, p. 2-16, 2020

 

Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira

Vanessa Brasil; Luisa Massarani

Revista FAMECOS, v. 27, p. e34458, 2020

 

Adolescentes presentes: una experiencia en el Centro Cultural de la Ciencia en Argentina.

Alanna Dahan Martins; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Guadalupe Diaz Costanzo.

REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 15, p. 50-59, 2020

 

Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter

Júnia Ortiz; Antonio Brotas; Luisa Massarani

CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACIÓN, 1(145), p. 49-66, 2020

 

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol

HISTÓRIA, CIÊNCIA, SAÚDE – MANGUINHOS v. 27, n. 4, p. 1187-1206, 2020

 

COVID-19 in Brazil: an analysis about the consumption of information on social networks

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION v. 19, n. 7, 2020

 

Medio Ambiente y Comunicación: una mirada de la producción científica en América Latina

Ana Claudia Nepote;  Luisa Massarani; Mariana Rocha

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 484-501, 2020

 

O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz

Cadernos de Saúde Pública, n.36, p. 2:e00148319, 2020

 

O olhar dos adolescentes em uma visita ao Museo Interactivo de Economía (MIDE), México

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha;  Lara Mucci Poenaru; Marina Bravo; Silvia Singer; Emilio Sanchez 

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, 2020

 

Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility?

ENTRADAS, M. ; Bauer, Martin W ; OMUIRCHEARTAIGH, Colm ; OKAMURA, Asako ; MARCINKOWSKI, Frank ; PELLEGRINI, Giuseppe ; BESLEY, John ; MASSARANI, Luisa ; RUSSO, Pedro ; DUDO, Anthony ; SARACINO, Barbara ; SILVA, C. M.; KANO, Kei ; AMORIM, Luis ; BUCCHI, Massimiano ; SUERDEM, Ahmet ; OYAMA, Tatsuo ; YUH YUH LI, 

PLoS One, v. 15, p. e0235191, 2020.

 

2019

50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil

Danilo Castro Magralhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, p. 197-214, 2019.

 

A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no Museu da Vida

Luisa Massarani; Gabriela Reznik; Jessica Norberto Rocha; Sigrid Falla; Shawn Rowe; Alanna Dahan Martins; Luís Henrique Amorim.

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.

 

A visão de divulgação científica de José Reis
Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.
CIÊNCIA E CULTURA, 2019.

 

Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 instituições brasileiras

William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

Journal of Science Communication América Latina, v. 02, p. A04, 2019.

 

Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka

Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Jessica Norberto Rocha; Shawn Rowe; Sigrid Falla.

International Journal of Science Education, 2019.

 

Apoio a projetos de divulgação científica: Análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz

Luisa Massarani; William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha;

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 392-410, 2019

 

Análise do processo de alfabetização científica em crianças em espaços de educação não formal e divulgação da ciência

Graziele Scalfi; Amanda Cristina Teagno Lopes Marques; Cynthia Iszlaji; Barbara Milan; Jessica Norberto Rocha; Martha Marandino

ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 386-410, 2019.

 

Children’s protagonism in a science exhibition: an exploratory study of an exhibition in Rio de Janeiro (Brazil)
Luisa Massarani; Catarina Chagas; Luana Rocha, Shawn Rowe; Renata Fontanetto
Research in Science Education, v. 43, p. 1-18, 2019.

 

Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil
Vanessa Brasil; Monica Macedo; Luisa Massarani
EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. e213888, 2019

 

Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil
Vanessa Brasil; Luisa Massarani
CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 140, p. 297-314, 2019.

 

Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico
Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Anna Elisa Pedreira
CADERNOS PAGU, p. e195615, 2019

 

Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida
Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.
Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, 2019.

 

Gender and science in animation: analysis of the Anima Mundi Festival films

Gabriela Reznik; Luisa Massarani;

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. A8, 2019

 

Greater dialogue with society is a matter of survival for Brazilian science

Luisa Massarani; Cristina Araripe

Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 1-3, 2019.

 

How does the image of the scientist appear in short animation films?

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 26, p. .753-777, 2019

 

La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y empiria: el caso de CICyT Abremate (Argentina)

Luisa Massarani; Maria Eugenia Fazio, Jessica Norberto Rocha

Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 467-484, 2019

 

“Não estou aqui para discutir aspectos religiosos”: a defesa do criacionismo com argumentos tecnocientíficos

Brunah Schall; Victor Fernandes; Yurij Castelfranchi

RELIGIÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 197-220, 2019.

 

O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira

Ildeu de Castro Moreira

CIÊNCIA E CULTURA, v. 71, p. 32-38, 2019.

 

O eclipse solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil

Ildeu de Castro Moreira

Gazeta de Física, v. 42, p. 32-35, 2019.

 

Percepción pública de la ciencia en Iberoamérica. Evidencias y desafíos de la agenda de corto plazo. 

Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 14, p. 113-134, 2019.

 

Practical Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)
Anderson Antunes; Luisa, Massarani; Ildeu Moreira de Castro

Historia Critica, v. 73, p. 137-160, 2019.

 

Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America
Ma. de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.
ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, 2019.

 

Quantum of Light
Ildeu de Castro Moreira
Physics World, v. 32, p. 25-25, 2019.

 

Telling stories in science communication: case studies of scholar-practitioner collaboration
RIEDLINGER, Michell ; MASSARANI, Luisa ; JOURBERT, M. ; BARAM-TSABARI, Ayelet ; ENTRADAS, M. ; METCALFE, Jenni

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. N01, 2019.

 

2018

‘A maior das dores’: a gestão do luto de mães no espaço público
Aline Ferreira de Faria; Kátia Lerner.
LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 2, p. 118-135, 2018.

A ciência na TV brasileira: reflexões sobre a programação de Globo e Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
ComCiência (UNICAMP), v. 197, p. 4, 2018.

A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana
Helenadja Santos Mota; Nelio Bizzo; Yzila Liziane Farias Maia de Araújo.
REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 488-500, 2018.

As Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII
Simone Santana R. Elias; Décio Ruivo Martins; Ildeu de Castro Moreira.
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, p. 15-36, 2018.

Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI
Roseline Beatriz Strieder; Graciella Watanabe.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 819-849, 2018. 

Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências
Paulo Sérgio Garcia, Xavier Fazio, Debra Panizzon, Nelio Bizzo.
ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 1, p. 1-34, 2018.

Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira
Luisa Massarani; Mariana Rocha.
INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 41, p. 46-66, 2018.

Ciência e teatro como objeto de pesquisa
Carla Almeida; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Maíra Freire; Luís Amorim; Marina Ramalho.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 35-40, 2018.

Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Carla da Silva Almeida; Maíra Freire; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Marina Ramalho; Monica Dahmouche.
Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 375-393, 2018.

Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta
Maria Ataide; Weverton Raiol.
COMUNICAÇÃO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 156-181, 2018.

Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros
Graciela Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação Pública, v. 28, p. 195-217, 2018.

Como caminha o financiamento à ciência no Brasil: o que nos espera em 2018?
Ildeu de Castro Moreira.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 4-5, 2018.

Dificuldades no ensino de evolução devido à influência da teleologia
Marcela D’Ambrosio; Nelio Bizzo; Fernando Santiago dos Santos.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA, v. 13, p. 191-206, 2018.

Dimensões da democratização da ciência-tecnologia no âmbito da educação CTS
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
Revista Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.

Duas faces do mesmo Sistema? Um estudo dos sentidos do SUS no jornal Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti; Kátia Lerner.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, v. 20, p. 25-34, 2018. 

Educação CTS e a não neutralidade da Ciência-Tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 98-123, 2018.

Enseñanza y Divulgación de la Ciencia en la Integración Universidad-Escuela: una experiencia en Brasil
Cássio C. Laranjeiras; Sebastião I. C. Portela; Luiz A. Ribeiro.
REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 2201-1-2201-10, 2018.

Estado del arte de la divulgación de la ciencia en América Latina
Luisa Massarani.
JCOM America Latina, v. 1, p. 1-20, 2018.

Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: a classification proposal
Carla Almeida; Luisa Massarani.
PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 27, p. 952-966, 2018

Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões
Martha Marandino; Jessica Norberto Rocha; Tania Maria Cerati; Graziele Scalfi; Denise de Oliveira; Marcia Fernandes Lourenço.
Journal of Science Communication América Latina, v. 01, p. 1-24, 2018.

Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil
Ildeu de Castro Moreira.
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e4203-7, 2018.

Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial
Natália Martins Flores, Maria Ivete Trevisan Fossá
InTexto, p. 232, 2018.

Percepções de alguns professores da educação básica sobre evolução biológica e cultura
Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo.
REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 27, p. 213-230, 2018.

Percepções dos cientistas brasileiros sobre a cobertura de ciência pela mídia e sua relação com os jornalistas: Um estudo qualitativo
Mariana Rocha; Luisa Massarani; Hans Peter Peters.
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, 2018.

Reflexões sobre o uso de material para educação entre pares no Programa Saúde na Escola
Luciana Sepúlveda Koptcke; Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão; Fernando Gomes da Rocha; Izabela Caixeta; Carla Dalbosco.
Comunicação em Ciência da Saúde, v. 28, p. 178-187, 2018.

Rethinking Social Amplification of Risk: Social Media and Zika in Three Languages
Christopher D. Wirz; Michael A. Xenos; Dominique Brossard; Dietram Scheufele; Jennifer H. Chung; Luisa Massarani.
Risk Analysis, v. 38, p. 2599-2624, 2018.

SBPC 70 anos
Carlos Vogt; Ildeu de Castro Moreira; Vanderlan Bolzani.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 26-27, 2018.

Science on YouTube: Legitimation Strategies of Brazilian Science YouTubers
Natália Martins Flores; Priscila Muniz de Medeiros.
REVUE FRANÇAISE DES SCIENCES DE L’INFORMATION ET DE LA COMMUNICATION, v. 15, p. 1-30, 2018.

Sobre ausências e silenciamentos: uma análise dos sentidos do Sistema Único de Saúde no Caderno Vida, do Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti.; Kátia Lerner.
MÍDIA E COTIDIANO, v. 12, p. 152-172-172, 2018.

The multiples roles of exhibits learning impact assessment in a science centre
Paulo Henrique Nico Monteiro; Chantal Barriault, Nelio Bizzo.
Educere et Educare, v. 13, n. 30, 2018.

Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente
Sibele Cazelli; Douglas Falcão; Maria Esther Valente.
CADERNO VIRTUAL DE TURISMO (UFRJ), v. 18, p. 66-88, 2018.

 

2017

“Minha história de superação”: sofrimento, testemunho e práticas terapêuticas em narrativas de câncer
Kátia Lerner; Paulo Vaz.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 153-163, 2017

A análise de textos auxiliada pelo computador: um laboratório a céu aberto para as ciências sociais
Yuri Castelfranchi.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 1-11, 2017.

A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar histórico
Marcelo Lima Loreto; Luisa Massarani; Ildeu Moreira.
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 10, p. 106-124, 2017. 

A ciência e a era atômica nos textos de José Reis
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 12, p. 91-108, 2017.

A ciência na TV aberta: uma exploração da programação de emissoras de Belém-PA
Maria Ataide Malcher; Weverton Raiol; Suzana Cunha Lopes; Jane Aparecida Marques; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-20, 2017. 

A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas
Marina Ramalho; Tania Arboleda; Daniel Hermelin; Gabriela Reznik; Luisa Massarani.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 24, p. 223-242, 2017.

A historical kaleidoscope of Public Communication of Science and Technology
Luisa Massarani; Ildeu Moreira; Bruce Lewenstein.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 3, p. 1, 2017.

Acessibilidade nos Museus e Centros de Ciências da cidade de São Paulo
Aline Oliveira Molenzani; Jéssica Norberto Rocha.
Revista do Edicc, v. 3, p. 3-14, 2017.

Ciência e TV: estudo sobre a programação da Rede Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Maria Ataide Malcher.
ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 07, 2017.

Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Maria Ataide Malcher; Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi.
ESTUDOS FEMINISTAS, v. 25, p. 829-855, 2017.

CONSUMO INFORMATIVO SOBRE CIENCIA Y TECNOLOGÍA. VALIDEZ Y RELEVANCIA DEL ÍNDICE ICIC PARA LA MEDICIÓN DE LA PERCEPCIÓN PÚBLICA
Carmelo Polino; Juri Castelfranchi.
El Estado de la Ciência, v. 1, p. 65-78, 2017.

Creative Research Communication ― Theory and Practice
Luisa Massarani.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 01, 2017.

Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros
Roseline Beatriz Strieder; Maria Regina Dubeux Kawamura.
ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 27-56, 2017.

Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência
Natália Martins Flores; Maria Ivete Fossá.
ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 16, p. 95-113, 2017.

Evolução Humana e Religião: Opiniões de Jovens Brasileiros e Italianos
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo; Giuseppe Pellegrini.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 135-156, 2017.

Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
Intercom (São Paulo. Impresso), v. 40, p. 213-232, 2017.

José Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 185-208, 2017.

Las escalas local y global en el ámbito de la educación CTS de Brasil y España
Roseline Beatriz Strieder; Beatriz Bravo Torija; Maria José Gil Quílez.
Enseñanza de las Ciências, v. extra, p. 4831-4837, 2017.

Mobile science museums and centres and their history in the public communication of science
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 2-24, 2017.

Museus e centros de ciências ameaçados no país
Jéssica Norberto Rocha.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 69, p. 14-15, 2017.

Museus e Centros de Ciências itinerantes: possibilidades e desafios da divulgação científica
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
Revista do Edicc, v. 3, p. 49-58, 2017.

O “pão que o diabo amassou” é a melhor dieta: internautas e telespectadores de programa de TV compartilham relatos de humilhação, sofrimento e superação na conquista de emagrecimento e autoestima
Tania Regina Neves da Silva; Kátia Lerner.
REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 99-118, 2017.

O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 337-362, 2017.

Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 22, p. 45-55, 2017.

Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz
Bárbara Ávila Maia; Luisa Massarani.
RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 11, p. 2, 2017.

Práticas reflexivas em blogs escritos por cientistas
Natália Martins Flores.
MATRIZES (ONLINE), v. 11, p. 197-219, 2017.

Quero ser cientista? Aspirações profissionais de jovens brasileiros
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 8, p. 46-62, 2017.

Sentidos de saúde, cuidado e risco para adolescentes residentes na favela da Maré, no Rio de Janeiro, Brasil
Márcia Rodrigues Lisboa; Kátia Lerner.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 893-906, 2017.

Seres vivos ou elementos não-vivos? Concepções de alunos do Ensino Fundamental, antes e após intervenção didática
Celso Nobuo Kawano Junior; Ana Maria Santos Gouw; Nélio Bizzo.
CIÊNCIA EM TELA, v. 10(2), p. 1-15, 2017.

Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 40, p. 83-96, 2017.

 

Artigos aceitos para publicação

Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Monica Macedo.
Educação e Pesquisa (USP. Impresso), 2019.

Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico
Luisa Massarani; Juri Castelfranchi; Anna Elisa Figueiredo Pedreira.
CADERNOS PAGU, 2019.

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani, Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol.
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), 2019.

Como o imaginário científico aparece em curtas de animação?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), 2019.

La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y empiria: el caso de CICyT Abremate (Argentina)
Maria Eugênia Fazo, Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha.
Ciência e Educação (UNESP), 2019.

 

top