Artigos em periódicos

2021

1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), turning science into Brazilian homes

Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 30(2), p. 229-234, 2021.

 

A ciência e o/a cientista nas séries: um estudo sobre a percepção de espectadores brasileiros

Priscila Coelho; Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu

REVISTA CIÊNCIA EM TELA, v. 13, 2021.

 

A experiência interativa de famílias em um museu de ciências: um estudo do Museu de Ciência e Tecnologia em Porto Alegre

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Norberto Rocha; Rafael Velloso Luz; Martha Marandino

REVISTA INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (IENCI) , v. 26, n.1, 2021.

 

A máscara salva: representações sociais da pandemia de COVID-19 por meio dos desenhos de crianças cariocas

Marcela Álvaro; Carolina Folino; Luisa Massarani; Catarina Chagas

SAUDE SOC. 30 (4) 2021.

 

A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970.

Danilo Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

EDUCAÇÃO EM FOCO, 24(43), 5-31, 2021.

 

A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral

Carolina Folino; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Catarina Chagas

CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 37, n.4, 2021.

 

A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento

Luís Amorim; Luisa Massarani; Thierry Baccino

 JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (01), A02.

 

A vacina em pauta: a produção de sentidos na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Michelle Modesto; Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA CONTRACAMPO, v. 40, n.1, 2021.

 

Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros 

Jessica Norberto Rocha; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 9, n. 1, 2021.

 

Communicating the “Race” for the COVID-19 Vaccine: An Exploratory Study in Newspapers in the United States, the United Kingdom, and Brazil

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. COMMUN. 6:643895. 30 de Abril de 2021.

 

Confiança, atitudes e informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras

Luisa Massarani; Ione Maria Mendes; Vanessa Fagundes; Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi; Bertha Maakaroun

CIÊNCIA. SAÚDE COLETIVA, 26 (08), Agosto de 2021

 

Families visit the museum: A study on family interactions and conversations at the Museum of the Universe -Rio de Janeiro (Brazil)

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Graziele Scalfi; Yan Gomes; Wailã De Souza Cruz; Leandro Lage Santos Guedes; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. EDUC. 6:669467. 14 de Maio de 2021.

 

Global Science Journalism Report 2021: Working conditions and practices, professional ethos and future expectations

Luisa Massarani; Marta Entradas; Luiz Felipe Fernandes Neves; Martin W. Bauer

SCIDEV.NET. Outubro 2021

 

Infodemia, desinformação e vacinas: a circulação de conteúdos em redes sociais antes e depois da COVID-19

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Amanda Medeiros

LIINC EM REVISTA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e5689, maio 2021.

 

Jornalismo científico na América Latina: registro histórico do Primeiro Seminário Interamericano realizado na região em 1962

Luisa Massarani

INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, vol. 40 no. 1, jan./abr. 2021

 

Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência

Vanessa Oliveira Fagundes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Maria Mendes; Vanessa Brasil de Carvalho; Maria Ataide Malcher; Fernanda Chocron Mirand; Suzana Cunha Lopes

BOL. MUS. PARA. EMÍLIO GOELDI. CIENC. HUM., Belém, v. 16, n. 1, e20200027, 2021

 

Narrativas de vacinação em tempos de fake: uma análise de conteúdo em redes sociais

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal; Michelle Modesto

SAÚDE E SOCIEDADE 30 (2) 02 Jun 2021 

 

Science in society: what young Brazilians think about S&T

Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Mendes; Vanessa O. Fagundes; Ildeu Moreira

AN. ACAD. BRAS. CIÊNC. 93 (4), 2021

 

Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México

Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Alanna Dahan Martins; Alba Patricia Macías-Nestor

ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL, 29, 1-34.

 

Vacinas contra a COVID-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Antonio Brotas; Márcia Cristina Rocha Costa; Luiz Felipe Fernandes Neves

REVISTA FRONTEIRAS – ESTUDOS MIDIÁTICOS 23(2):29-43 maio/agosto 2021

 

2020

A narrativa de viagem de Henry Walter Bates: edições, traduções e adaptações de “The naturalist on the River Amazons”

Anderson Pereira Antunes; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO, v. 483, p. 103-134, 2020.

 

A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo

Luisa Massarani; Márcia Cristina Rocha Costa, Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, n.35, 2020.

 

Acessibilidade em museus de ciência da América Latina

Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Luiz Gustavo Barcellos Inacio; Aline Oliveira Molenzani

ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, v. 92, n.1, p. 2-16, 2020

 

Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira

Vanessa Brasil; Luisa Massarani

Revista FAMECOS, v. 27, p. e34458, 2020

 

Adolescentes presentes: una experiencia en el Centro Cultural de la Ciencia en Argentina.

Alanna Dahan Martins; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Guadalupe Diaz Costanzo.

REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 15, p. 50-59, 2020

 

Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter

Júnia Ortiz; Antonio Brotas; Luisa Massarani

CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACIÓN, 1(145), p. 49-66, 2020

 

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol

HISTÓRIA, CIÊNCIA, SAÚDE – MANGUINHOS v. 27, n. 4, p. 1187-1206, 2020

 

COVID-19 in Brazil: an analysis about the consumption of information on social networks

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION v. 19, n. 7, 2020

 

Medio Ambiente y Comunicación: una mirada de la producción científica en América Latina

Ana Claudia Nepote;  Luisa Massarani; Mariana Rocha

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 484-501, 2020

 

O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz

Cadernos de Saúde Pública, n.36, p. 2:e00148319, 2020

 

O olhar dos adolescentes em uma visita ao Museo Interactivo de Economía (MIDE), México

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha;  Lara Mucci Poenaru; Marina Bravo; Silvia Singer; Emilio Sanchez 

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, 2020

 

Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility?

ENTRADAS, M. ; Bauer, Martin W ; OMUIRCHEARTAIGH, Colm ; OKAMURA, Asako ; MARCINKOWSKI, Frank ; PELLEGRINI, Giuseppe ; BESLEY, John ; MASSARANI, Luisa ; RUSSO, Pedro ; DUDO, Anthony ; SARACINO, Barbara ; SILVA, C. M.; KANO, Kei ; AMORIM, Luis ; BUCCHI, Massimiano ; SUERDEM, Ahmet ; OYAMA, Tatsuo ; YUH YUH LI, 

PLoS One, v. 15, p. e0235191, 2020.

 

2019

50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil

Danilo Castro Magralhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, p. 197-214, 2019.

 

A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no Museu da Vida

Luisa Massarani; Gabriela Reznik; Jessica Norberto Rocha; Sigrid Falla; Shawn Rowe; Alanna Dahan Martins; Luís Henrique Amorim.

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.

 

A visão de divulgação científica de José Reis
Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.
CIÊNCIA E CULTURA, 2019.

 

Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 instituições brasileiras

William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

Journal of Science Communication América Latina, v. 02, p. A04, 2019.

 

Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka

Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Jessica Norberto Rocha; Shawn Rowe; Sigrid Falla.

International Journal of Science Education, 2019.

 

Apoio a projetos de divulgação científica: Análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz

Luisa Massarani; William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha;

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 392-410, 2019

 

Análise do processo de alfabetização científica em crianças em espaços de educação não formal e divulgação da ciência

Graziele Scalfi; Amanda Cristina Teagno Lopes Marques; Cynthia Iszlaji; Barbara Milan; Jessica Norberto Rocha; Martha Marandino

ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 386-410, 2019.

 

Children’s protagonism in a science exhibition: an exploratory study of an exhibition in Rio de Janeiro (Brazil)
Luisa Massarani; Catarina Chagas; Luana Rocha, Shawn Rowe; Renata Fontanetto
Research in Science Education, v. 43, p. 1-18, 2019.

 

Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil
Vanessa Brasil; Monica Macedo; Luisa Massarani
EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. e213888, 2019

 

Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil
Vanessa Brasil; Luisa Massarani
CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 140, p. 297-314, 2019.

 

Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico
Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Anna Elisa Pedreira
CADERNOS PAGU, p. e195615, 2019

 

Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida
Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.
Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, 2019.

 

Gender and science in animation: analysis of the Anima Mundi Festival films

Gabriela Reznik; Luisa Massarani;

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. A8, 2019

 

Greater dialogue with society is a matter of survival for Brazilian science

Luisa Massarani; Cristina Araripe

Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 1-3, 2019.

 

How does the image of the scientist appear in short animation films?

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 26, p. .753-777, 2019

 

La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y empiria: el caso de CICyT Abremate (Argentina)

Luisa Massarani; Maria Eugenia Fazio, Jessica Norberto Rocha

Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 467-484, 2019

 

“Não estou aqui para discutir aspectos religiosos”: a defesa do criacionismo com argumentos tecnocientíficos

Brunah Schall; Victor Fernandes; Yurij Castelfranchi

RELIGIÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 197-220, 2019.

 

O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira

Ildeu de Castro Moreira

CIÊNCIA E CULTURA, v. 71, p. 32-38, 2019.

 

O eclipse solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil

Ildeu de Castro Moreira

Gazeta de Física, v. 42, p. 32-35, 2019.

 

Percepción pública de la ciencia en Iberoamérica. Evidencias y desafíos de la agenda de corto plazo. 

Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 14, p. 113-134, 2019.

 

Practical Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)
Anderson Antunes; Luisa, Massarani; Ildeu Moreira de Castro

Historia Critica, v. 73, p. 137-160, 2019.

 

Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America
Ma. de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.
ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, 2019.

 

Quantum of Light
Ildeu de Castro Moreira
Physics World, v. 32, p. 25-25, 2019.

 

Telling stories in science communication: case studies of scholar-practitioner collaboration
RIEDLINGER, Michell ; MASSARANI, Luisa ; JOURBERT, M. ; BARAM-TSABARI, Ayelet ; ENTRADAS, M. ; METCALFE, Jenni

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. N01, 2019.

 

2018

‘A maior das dores’: a gestão do luto de mães no espaço público
Aline Ferreira de Faria; Kátia Lerner.
LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 2, p. 118-135, 2018.

A ciência na TV brasileira: reflexões sobre a programação de Globo e Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
ComCiência (UNICAMP), v. 197, p. 4, 2018.

A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana
Helenadja Santos Mota; Nelio Bizzo; Yzila Liziane Farias Maia de Araújo.
REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 488-500, 2018.

As Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII
Simone Santana R. Elias; Décio Ruivo Martins; Ildeu de Castro Moreira.
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, p. 15-36, 2018.

Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI
Roseline Beatriz Strieder; Graciella Watanabe.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 819-849, 2018. 

Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências
Paulo Sérgio Garcia, Xavier Fazio, Debra Panizzon, Nelio Bizzo.
ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 1, p. 1-34, 2018.

Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira
Luisa Massarani; Mariana Rocha.
INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 41, p. 46-66, 2018.

Ciência e teatro como objeto de pesquisa
Carla Almeida; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Maíra Freire; Luís Amorim; Marina Ramalho.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 35-40, 2018.

Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Carla da Silva Almeida; Maíra Freire; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Marina Ramalho; Monica Dahmouche.
Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 375-393, 2018.

Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta
Maria Ataide; Weverton Raiol.
COMUNICAÇÃO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 156-181, 2018.

Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros
Graciela Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação Pública, v. 28, p. 195-217, 2018.

Como caminha o financiamento à ciência no Brasil: o que nos espera em 2018?
Ildeu de Castro Moreira.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 4-5, 2018.

Dificuldades no ensino de evolução devido à influência da teleologia
Marcela D’Ambrosio; Nelio Bizzo; Fernando Santiago dos Santos.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA, v. 13, p. 191-206, 2018.

Dimensões da democratização da ciência-tecnologia no âmbito da educação CTS
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
Revista Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.

Duas faces do mesmo Sistema? Um estudo dos sentidos do SUS no jornal Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti; Kátia Lerner.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, v. 20, p. 25-34, 2018. 

Educação CTS e a não neutralidade da Ciência-Tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 98-123, 2018.

Enseñanza y Divulgación de la Ciencia en la Integración Universidad-Escuela: una experiencia en Brasil
Cássio C. Laranjeiras; Sebastião I. C. Portela; Luiz A. Ribeiro.
REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 2201-1-2201-10, 2018.

Estado del arte de la divulgación de la ciencia en América Latina
Luisa Massarani.
JCOM America Latina, v. 1, p. 1-20, 2018.

Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: a classification proposal
Carla Almeida; Luisa Massarani.
PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 27, p. 952-966, 2018

Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões
Martha Marandino; Jessica Norberto Rocha; Tania Maria Cerati; Graziele Scalfi; Denise de Oliveira; Marcia Fernandes Lourenço.
Journal of Science Communication América Latina, v. 01, p. 1-24, 2018.

Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil
Ildeu de Castro Moreira.
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e4203-7, 2018.

Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial
Natália Martins Flores, Maria Ivete Trevisan Fossá
InTexto, p. 232, 2018.

Percepções de alguns professores da educação básica sobre evolução biológica e cultura
Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo.
REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 27, p. 213-230, 2018.

Percepções dos cientistas brasileiros sobre a cobertura de ciência pela mídia e sua relação com os jornalistas: Um estudo qualitativo
Mariana Rocha; Luisa Massarani; Hans Peter Peters.
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, 2018.

Reflexões sobre o uso de material para educação entre pares no Programa Saúde na Escola
Luciana Sepúlveda Koptcke; Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão; Fernando Gomes da Rocha; Izabela Caixeta; Carla Dalbosco.
Comunicação em Ciência da Saúde, v. 28, p. 178-187, 2018.

Rethinking Social Amplification of Risk: Social Media and Zika in Three Languages
Christopher D. Wirz; Michael A. Xenos; Dominique Brossard; Dietram Scheufele; Jennifer H. Chung; Luisa Massarani.
Risk Analysis, v. 38, p. 2599-2624, 2018.

SBPC 70 anos
Carlos Vogt; Ildeu de Castro Moreira; Vanderlan Bolzani.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 26-27, 2018.

Science on YouTube: Legitimation Strategies of Brazilian Science YouTubers
Natália Martins Flores; Priscila Muniz de Medeiros.
REVUE FRANÇAISE DES SCIENCES DE L’INFORMATION ET DE LA COMMUNICATION, v. 15, p. 1-30, 2018.

Sobre ausências e silenciamentos: uma análise dos sentidos do Sistema Único de Saúde no Caderno Vida, do Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti.; Kátia Lerner.
MÍDIA E COTIDIANO, v. 12, p. 152-172-172, 2018.

The multiples roles of exhibits learning impact assessment in a science centre
Paulo Henrique Nico Monteiro; Chantal Barriault, Nelio Bizzo.
Educere et Educare, v. 13, n. 30, 2018.

Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente
Sibele Cazelli; Douglas Falcão; Maria Esther Valente.
CADERNO VIRTUAL DE TURISMO (UFRJ), v. 18, p. 66-88, 2018.

 

2017

“Minha história de superação”: sofrimento, testemunho e práticas terapêuticas em narrativas de câncer
Kátia Lerner; Paulo Vaz.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 153-163, 2017

A análise de textos auxiliada pelo computador: um laboratório a céu aberto para as ciências sociais
Yuri Castelfranchi.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 1-11, 2017.

A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar histórico
Marcelo Lima Loreto; Luisa Massarani; Ildeu Moreira.
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 10, p. 106-124, 2017. 

A ciência e a era atômica nos textos de José Reis
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 12, p. 91-108, 2017.

A ciência na TV aberta: uma exploração da programação de emissoras de Belém-PA
Maria Ataide Malcher; Weverton Raiol; Suzana Cunha Lopes; Jane Aparecida Marques; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-20, 2017. 

A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas
Marina Ramalho; Tania Arboleda; Daniel Hermelin; Gabriela Reznik; Luisa Massarani.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 24, p. 223-242, 2017.

A historical kaleidoscope of Public Communication of Science and Technology
Luisa Massarani; Ildeu Moreira; Bruce Lewenstein.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 3, p. 1, 2017.

Acessibilidade nos Museus e Centros de Ciências da cidade de São Paulo
Aline Oliveira Molenzani; Jéssica Norberto Rocha.
Revista do Edicc, v. 3, p. 3-14, 2017.

Ciência e TV: estudo sobre a programação da Rede Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Maria Ataide Malcher.
ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 07, 2017.

Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Maria Ataide Malcher; Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi.
ESTUDOS FEMINISTAS, v. 25, p. 829-855, 2017.

CONSUMO INFORMATIVO SOBRE CIENCIA Y TECNOLOGÍA. VALIDEZ Y RELEVANCIA DEL ÍNDICE ICIC PARA LA MEDICIÓN DE LA PERCEPCIÓN PÚBLICA
Carmelo Polino; Juri Castelfranchi.
El Estado de la Ciência, v. 1, p. 65-78, 2017.

Creative Research Communication ― Theory and Practice
Luisa Massarani.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 01, 2017.

Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros
Roseline Beatriz Strieder; Maria Regina Dubeux Kawamura.
ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 27-56, 2017.

Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência
Natália Martins Flores; Maria Ivete Fossá.
ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 16, p. 95-113, 2017.

Evolução Humana e Religião: Opiniões de Jovens Brasileiros e Italianos
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo; Giuseppe Pellegrini.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 135-156, 2017.

Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
Intercom (São Paulo. Impresso), v. 40, p. 213-232, 2017.

José Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 185-208, 2017.

Las escalas local y global en el ámbito de la educación CTS de Brasil y España
Roseline Beatriz Strieder; Beatriz Bravo Torija; Maria José Gil Quílez.
Enseñanza de las Ciências, v. extra, p. 4831-4837, 2017.

Mobile science museums and centres and their history in the public communication of science
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 2-24, 2017.

Museus e centros de ciências ameaçados no país
Jéssica Norberto Rocha.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 69, p. 14-15, 2017.

Museus e Centros de Ciências itinerantes: possibilidades e desafios da divulgação científica
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
Revista do Edicc, v. 3, p. 49-58, 2017.

O “pão que o diabo amassou” é a melhor dieta: internautas e telespectadores de programa de TV compartilham relatos de humilhação, sofrimento e superação na conquista de emagrecimento e autoestima
Tania Regina Neves da Silva; Kátia Lerner.
REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 99-118, 2017.

O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 337-362, 2017.

Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 22, p. 45-55, 2017.

Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz
Bárbara Ávila Maia; Luisa Massarani.
RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 11, p. 2, 2017.

Práticas reflexivas em blogs escritos por cientistas
Natália Martins Flores.
MATRIZES (ONLINE), v. 11, p. 197-219, 2017.

Quero ser cientista? Aspirações profissionais de jovens brasileiros
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 8, p. 46-62, 2017.

Sentidos de saúde, cuidado e risco para adolescentes residentes na favela da Maré, no Rio de Janeiro, Brasil
Márcia Rodrigues Lisboa; Kátia Lerner.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 893-906, 2017.

Seres vivos ou elementos não-vivos? Concepções de alunos do Ensino Fundamental, antes e após intervenção didática
Celso Nobuo Kawano Junior; Ana Maria Santos Gouw; Nélio Bizzo.
CIÊNCIA EM TELA, v. 10(2), p. 1-15, 2017.

Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 40, p. 83-96, 2017.

 

Artigos aceitos para publicação

Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Monica Macedo.
Educação e Pesquisa (USP. Impresso), 2019.

Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico
Luisa Massarani; Juri Castelfranchi; Anna Elisa Figueiredo Pedreira.
CADERNOS PAGU, 2019.

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani, Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol.
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), 2019.

Como o imaginário científico aparece em curtas de animação?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), 2019.

La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y empiria: el caso de CICyT Abremate (Argentina)
Maria Eugênia Fazo, Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha.
Ciência e Educação (UNESP), 2019.

 

top