Projetos


Linha I: Percep√ß√£o P√ļblica da CT:

2018 – Atual

O que os jovens brasileiros pensam da ciência, tecnologia e inovação

Descri√ß√£o: Projeto do INCT Comunica√ß√£o P√ļblica da Ci√™ncia e Tecnologia, com objetivo de estudar as especificidades da percep√ß√£o p√ļblica da CTI entre jovens brasileiros por meio de survey nacional, com amostra representativa da popula√ß√£o brasileira de 15 a 24 anos de idade. Envolve uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de pesquisadores. Conta com apoio do CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Juri Castelfranchi; Vanessa Oliveira Fagundes; Ildeu Moreira; Ione Mendes.

 

2017 – Atual

Jovens, ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil

Descri√ß√£o: Projeto que se insere no √Ęmbito do acordo de coopera√ß√£o internacional assinado entre a Universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informa√ß√Ķes cient√≠ficas na Internet, um tema de interesse estrat√©gico para Fran√ßa e Brasil. Um estudo de observa√ß√£o dos adolescentes em situa√ß√£o de busca de informa√ß√Ķes na Internet ser√° realizado para verificar empiricamente a hip√≥tese de que a leitura e a avalia√ß√£o das informa√ß√Ķes cient√≠ficas online diferem segundo o contexto de busca, formal ou n√£o-formal. Diferentes metodologias ser√£o utilizadas a fim de explorar v√°rias dimens√Ķes do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experi√™ncias e construam novas compet√™ncias conjuntas. A forma√ß√£o de recursos humanos √© elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relev√Ęncia por ser em uma √°rea de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulga√ß√£o Cient√≠fica. A equipe re√ļne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros t√™m atuado na forma√ß√£o de jovens pesquisadores em n√≠vel de doutorado e mestrado nos dois pa√≠ses. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunica√ß√£o p√ļblica da ci√™ncia online, propondo recomenda√ß√Ķes para tornar a informa√ß√£o cient√≠fica online mais interessante e leg√≠vel para os adolescentes. Conta com apoio da Capes-Cofecub, em edital para interc√Ęmbio de pesquisadores e alunos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Juri Castelfranchi; Maria Ataide Malcher; Monica Macedo.

 

 

Linha II: Ci√™ncia na m√≠dia: estudos de representa√ß√Ķes sociais, das rela√ß√Ķes entre ci√™ncia e m√≠dia e de audi√™ncia/recep√ß√£o:

2019 – Atual

Comunica√ß√£o p√ļblica da ci√™ncia: mapeamento, diagn√≥stico e an√°lise da circula√ß√£o de temas de ci√™ncia nas redes sociais online

Descri√ß√£o: Este projeto pretende identificar e analisar como a ci√™ncia tem circulado nas redes sociais, buscando entender: como esse tema tem se apresentado e que tipo de envolvimento/engajamento tem estabelecido com o p√ļblico usu√°rio; que estrat√©gias t√™m sido utilizadas para comunicar a ci√™ncia; que atores sociais t√™m proposto essas estrat√©gicas; e se essas redes s√£o ambientes prop√≠cios para comunica√ß√£o p√ļblica da ci√™ncia e como. Para isso, ir√° mapear a comunica√ß√£o p√ļblica da ci√™ncia em perfis individuais e institucionais (exemplo: comunicadores, pesquisadores, institui√ß√Ķes, revistas e meios de divulga√ß√£o cient√≠fica e demais atores sociais) em redes sociais online selecionadas (exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Tumblr), a fim de diagnosticar e analisar as estrat√©gias de comunica√ß√£o e as intera√ß√Ķes em torno de temas de ci√™ncia em circula√ß√£o nas redes. Como pesquisa explorat√≥ria, este estudo ser√° realizado em etapas que envolver√£o levantamentos bibliogr√°fico e documental sobre o tema para composi√ß√£o do estado da arte; an√°lise de conte√ļdo, com orienta√ß√£o quantitativa e qualitativa; e, a partir desse movimento de aproxima√ß√£o, o estabelecimento de um procedimento metodol√≥gico h√≠brido para an√°lise das estrat√©gias e intera√ß√Ķes de Comunica√ß√£o P√ļblica da Ci√™ncia nas redes sociais online.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Maria Ataide Malcher.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) РBolsa.

 

2017 – Atual

Controv√©rsias cient√≠ficas na m√≠dia e sua circula√ß√£o nas redes sociais: o caso da ‚Äúp√≠lula do c√Ęncer‚ÄĚ na TV, em jornais e em grupos do Facebook

Descri√ß√£o: Este projeto visa analisar a cobertura jornal√≠stica sobre fosfoetanolamina sint√©tica realizada em 2015 e 2017 por programas informativos de TV das emissoras Rede Globo (Jornal Nacional, Fant√°stico, Jornal Hoje e Bem-Estar) e Rede Record (Jornal da Record, Domingo Espetacular e Balan√ßo Geral SP), por tr√™s jornais impressos de elite (O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo) e por dois jornais populares (O Dia e Extra), assim como discuss√Ķes geradas sobre o tema em grupos e p√°ginas de comunidades do Facebook que re√ļnem pacientes com c√Ęncer. Busca, assim, em linhas gerais, examinar como o tema circulou em parte da imprensa brasileira e como repercutiu entre grupos espec√≠ficos da popula√ß√£o, diretamente afetados pelo tema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Marina Ramalho e Silva.
Integrantes: Carla da Silva Almeida; Luisa Medeiros Massarani; Luís Amorim; Rosicler Neves; Luiz Bento; Renata Fontanetto.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) РAuxílio financeiro.

 

2013 – Atual

A história da Infografia no Brasil

Descrição: O projeto analisa a história da infografia no Brasil, a partir dos anos 1990.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Tattiana Gonçalves Teixeira.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) РBolsa.

 

 

Linha III: Estudos em museus de CT e outros espaços científico-culturais:

2019 – Atual

O impacto dos museus e centros de ciências: um estudo das experiências dos visitantes

Descri√ß√£o: Este projeto tem como objetivo compreender a experi√™ncia museal do ponto de vista dos visitantes, em particular com √™nfase no aprendizado em museus de ci√™ncia e nos sentidos criados pelos distintos p√ļblicos em torno das atividades de divulga√ß√£o cient√≠fica e educa√ß√£o n√£o-formal, bem como a avalia√ß√£o de tais atividades. Em particular, nos dedicaremos a analisar a experi√™ncia museal de fam√≠lias. Dedicaremos, ainda, aten√ß√£o especial √† experi√™ncia museal das pessoas com defici√™ncias. Ser√£o estudados nove museus e centros de ci√™ncia brasileiros, que est√£o entre os mais relevantes do pa√≠s e que apresentam diferentes tipologias. Tendo em vista a diversidade de centros de ci√™ncia a ser analisada, o estudo permitir√° compreender a experi√™ncia dos visitantes nesses espa√ßos cient√≠fico-culturais e em diferentes contextos. Nossos resultados permitir√£o refletir sobre a pr√°tica da divulga√ß√£o cient√≠fica em museus de ci√™ncia, fornecendo subs√≠dios para aprimorar suas iniciativas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrante: Jessica Norberto.

 

2018 – Atual

Ci√™ncia e teatro no Museu da Vida: o olhar do p√ļblico

Descri√ß√£o: O v√≠nculo entre a ci√™ncia e o teatro √© remoto. Desde a Gr√©cia Antiga, a ci√™ncia vem inspirando uma s√©rie de dramaturgos ao longo da hist√≥ria. Mais recentemente, a divulga√ß√£o cient√≠fica tem lan√ßado m√£o, de forma cada vez mais recorrente e diversa, de elementos teatrais em suas iniciativas pr√°ticas. No Brasil, uma s√©rie de museus de ci√™ncias t√™m abarcado a interface ci√™ncia e arte em suas programa√ß√Ķes. Al√©m deles, existem companhias independentes e grupos universit√°rios trabalhando nessa interse√ß√£o, com bagagens e prop√≥sitos distintos. Por outro lado, a literatura acad√™mica sobre o tema ainda √© escassa e, em grande medida, estrangeira. Isso significa que conhecemos pouco o conjunto do que est√° sendo feito no campo e sabemos menos ainda sobre como o teatro tem de fato contribu√≠do para a divulga√ß√£o cient√≠fica. O presente projeto, desenvolvido no √Ęmbito do Museu da Vida/Fiocruz, busca compreender melhor as diversas facetas da interface ci√™ncia e teatro no contexto da divulga√ß√£o cient√≠fica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Carla da Silva Almeida
Integrantes: Marina Ramalho; Luís Amorim; Luiz Bento; Gabriela Abrantes Jardim; Vanessa Guimarães.

 

2017 – 2018

Um estudo sobre museus de ciência na América Latina pelo olhar dos visitantes

Descri√ß√£o: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estrat√©gias e ferramentas para compreender a experi√™ncia museal do ponto de vista do visitante, em particular com √™nfase no aprendizado em museus de ci√™ncia e nos sentidos criados pelos distintos p√ļblicos em torno das atividades de educa√ß√£o n√£o-formal oferecidas nesses espa√ßos cient√≠fico-culturais, bem como a avalia√ß√£o de tais atividades. Objetivos espec√≠ficos: Consolidar um grupo de trabalho com pesquisadores e especialistas que desenvolvem atividades pr√°ticas de divulga√ß√£o cient√≠fica dos seguintes pa√≠ses: Brasil, Argentina, Col√īmbia, M√©xico, Estados Unidos e Inglaterra, em um total de 13 institui√ß√Ķes envolvidas, com respaldo da Unesco e da Red de Popularizaci√≥n de la Ciencia y la Tecnolog√≠a en Am√©rica Latina y el Caribe (RedPOP). Desenvolver ferramentas metodol√≥gicas para compreender a experi√™ncia museal do ponto de vista do visitante, em particular com √™nfase no aprendizado em museus de ci√™ncia e nos sentidos constru√≠dos pelos distintos p√ļblicos em torno das atividades de educa√ß√£o n√£o-formal oferecidas nesses espa√ßos cient√≠fico-culturais, bem como a avalia√ß√£o de tais atividades. Testar e aplicar tais ferramentas metodol√≥gicas em museus de ci√™ncia de pa√≠ses da Am√©rica Latina. Consolidar documento para distribui√ß√£o ampla e gratuita com os protocolos de investiga√ß√£o e as devidas orienta√ß√Ķes de como aplic√°-los, de forma a ser usados em outros espa√ßos interativos, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulga√ß√£o cient√≠fica. Colocar tal documento com os protocolos de pesquisa √† disposi√ß√£o, gratuitamente, a todos os interessados, por meio do site das institui√ß√Ķes envolvidas, em particular a Unesco e a RedPOP. Produzir um documento de refer√™ncia na √°rea, visando dar subs√≠dios para sensibilizar os tomadores de decis√£o sobre a import√Ęncia dos museus de ci√™ncia e da divulga√ß√£o cient√≠fica na regi√£o. Contribuir para a capacita√ß√£o em pesquisa em divulga√ß√£o cient√≠fica por meio do pr√≥prio desenvolvimento do projeto, que re√ļne pesquisadores e especialistas mais experientes e mais jovens, al√©m de incluir a realiza√ß√£o de um evento p√ļblico e uma disciplina de mestrado em divulga√ß√£o cient√≠fica. Participam do projeto: Universidad Nacional Aut√≥noma de Mexico; UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; UNLP – Universidad Nacional de La Plata; OSU – Oregon State University; UCL – University College London; Parque Explora e Maloka.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu Moreira; Diego Golombeck; Maria Eugenia Fazio; Juri Castelfranchi; Marina Ramalho; Rosicler Neves; María del Carmen Sánchez Mora; Luís Amorim; Karen Bultitude; Shawn Rowe; Kaori Kodama; Claudia Aguirre; Constanza Pedersoli; Cristiana Facchinetti; Simon Lock; Emily Dawson; Silvina Basile; Sigrid Falla; Patricia Rey; Paty Macias.

 

2016 – Atual

MORE¬≠-PE ‚Äď Mobilization of Resources for Public Engagement

Descri√ß√£o: Existe uma necessidade crescente de representa√ß√£o da sociedade na ci√™ncia e na tecnologia (C&T) e de di√°logo entre cientistas, decisores pol√≠ticos e o p√ļblico. Existe ainda consenso acerca da necessidade de envolvimento p√ļblico (public engagement– PE) em C&T de forma a capacitar os cidad√£os nas suas decis√Ķes profissionais, pessoais e pol√≠ticas e de que √© necess√°rio mobilizar recursos para esse envolvimento. Consequentemente, os investigadores sofrem press√£o constante para demonstrarem o impacto que a sua investiga√ß√£o tem na sociedade e as institui√ß√Ķes cient√≠ficas questionam de que forma poder√£o envolver a sociedade de forma mais eficaz. Contudo, enquanto a investiga√ß√£o em PE se tem debru√ßado essencialmente sobre as pr√°ticas dos cientistas, pouca aten√ß√£o tem sido dada ao contexto institucional em que o PE ocorre. Isto verifica¬≠-se apesar de as institui√ß√Ķes de investiga√ß√£o desempenharem um papel crucial de suporte e de cria√ß√£o de instala√ß√Ķes, pol√≠ticas e agendas para o envolvimento p√ļblico. Mas ainda que as atividades de PE estejam a crescer em v√°rios pa√≠ses e as institui√ß√Ķes comecem a criar estrat√©gias de envolvimento p√ļblico, n√£o sabemos o que est√° a ser feito, de que modo e com que intensidade, nem qual o impacto que esses esfor√ßos est√£o a ter na sociedade. Esta quest√£o tem ganho relev√Ęncia √† medida que o impacto social se tem tornado uma determinante¬≠ chave no financiamento √†s institui√ß√Ķes. Este projeto tem como objetivo responder a esta necessidade atrav√©s da an√°lise da forma como as institui√ß√Ķes est√£o a envolver a sociedade na sua investiga√ß√£o e da cria√ß√£o de indicadores de medida de envolvimento p√ļblico. Especificamente, procura constituir uma base global de dados compar√°veis sobre as pr√°ticas e cultura de envolvimento societal ao n√≠vel institucional e inclui para isso colabora√ß√Ķes europeias, norte-americanas, asi√°ticas e latino-americanas (Brasil). A medi√ß√£o do envolvimento p√ļblico a n√≠vel das institui√ß√Ķes e a constru√ß√£o de indicadores adequados s√£o quest√Ķes que colocam alguns desafios, em parte devidos √†s diferen√ßas nos sistemas cient√≠ficos e tecnol√≥gicos, nos n√≠veis de interesse pela ci√™ncia, e nos antecedentes e experi√™ncias de PE nos v√°rios pa√≠ses.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Marta Entradas.
Integrantes: Luisa Medeiros Massarani; Lu√≠s Amorim; Martin W. Bauer; Carla Maria da Silva; Massimiano Bucchi; Frank Marcinkowski; Tim Belke; Asako Okamura; Michal Grech; John Besley; Yuh Yuh Li; Pedro Russo; Anne Kerkhoven; Colm O¬īMuircheartaigh; Manuel Valen√ßa; Maria Eduarda Gon√ßalves.

 

2017 – 2018

Educa√ß√£o n√£o-formal e museus de ci√™ncia: Um estudo sobre o impacto das exposi√ß√Ķes de ci√™ncia

Descri√ß√£o: Este projeto visa o desenvolvimento de estrat√©gias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ci√™ncia e o significado que os distintos p√ļblicos fazem a partir das atividades de educa√ß√£o n√£o-formal oferecidas nesses espa√ßos cient√≠fico-culturais, bem como a avalia√ß√£o de tais atividades. Tais estrat√©gias e ferramentas ser√£o desenvolvidas e testadas em tr√™s exposi√ß√Ķes desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investiga√ß√£o ser√£o desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposi√ß√Ķes interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educa√ß√£o n√£o-formal. Este projeto re√ļne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ci√™ncia e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center √© dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experi√™ncia e grande produ√ß√£o acad√™mica justamente na √°rea deste projeto; Dr. Rowe est√° pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Carla Almeida; Luis Amorim; Marina Ramalho; Rosicler Neves; Shawn Rowe; Monica Damouche; Luiz Bento; Susan Roberta.

 

 

Linha IV: Pol√≠ticas P√ļblicas em Populariza√ß√£o da CT e Participa√ß√£o Cidad√£:

2018 – Atual

Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará

Descri√ß√£o: O presente Projeto tem como objetivo aperfei√ßoar e dar continuidade a uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem, iniciada em 2013, a partir do Projeto intitulado Projeto Newton, cujo objetivo era qualificar o ensino e a aprendizagem de C√°lculo I e C√°lculo II na Universidade Federal do Par√°. Para al√©m do conte√ļdo de C√°lculo em si, a ideia do Projeto original √© implementar uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem como base o uso potencializado das Tecnologias de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o para a gera√ß√£o de experi√™ncias e ambi√™ncias de estudo ampliado e continuado. Assim, o projeto visa dar continuidade a essa proposta, experimentando a utiliza√ß√£o de novos recursos tecnol√≥gicos e estrat√©gias did√°ticas, sobretudo relacionados √† acessibilidade de Pessoas com Defici√™ncia (PcD) e ao uso de aplicativos para dispositivos m√≥veis, de forma integrada ao sistema do projeto original.
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Coordenadora: Maria Ataide Malcher.
Integrantes: José Miguel Martins Veloso; Fernanda Chocron Miranda; Suzana Cunha Lopes; Marianne Kogut Eliasquevici; Suelen Miyuki Alves Guedes; Weverton Raiol.
Financiamento: Universidade Federal do Pará (UFPA) РAuxílio financeiro.

 

2015 – Atual

O aprendizado de ciência em ambientes não-formais na América Latina

Descri√ß√£o: Este projeto visa apoiar a√ß√Ķes de atividades de divulga√ß√£o cient√≠fica, que ser√£o realizadas em duas etapas, de forma simult√Ęnea. Constituiremos um Grupo de Trabalho e realizaremos um mapeamento do estado da arte do aprendizado de ci√™ncia em ambientes n√£o-formais na Am√©rica Latina, de car√°ter in√©dito, que ajudar√° na avalia√ß√£o e na formula√ß√£o de pol√≠ticas em divulga√ß√£o cient√≠fica. Al√©m disso, visando valorizar os personagens que atuam na √°rea da divulga√ß√£o cient√≠fica, dedicaremo-nos a √≠cone na √°rea, Jos√© Reis, fato que inclusive levou ao Pr√™mio Jos√© Reis, concedido anualmente pelo CNPq desde 1978 a cientistas, jornalistas e institui√ß√Ķes que se destacam na √°rea. Em particular, realizaremos o tratamento, o estudo e a disponibiliza√ß√£o ao p√ļblico geral do acervo pessoal de Jos√© Reis, doada pela fam√≠lia √† Casa de Oswaldo Cruz.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu Moreira; Mariana Burlamaqui; Kaori Kodama; Eliane Dias; Beatriz Schwenck; Ana Paula Trindade; Juliana Passos.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) РAuxílio financeiro.

 

2014 – Atual

Acervo de José Reis

Descri√ß√£o: Este projeto visa o tratamento, o estudo e a disponibiliza√ß√£o ao p√ļblico da cole√ß√£o pessoal de Jos√© Reis, doada pela fam√≠lia √† Casa de Oswaldo Cruz. Jos√© Reis possui um papel muito relevante na constru√ß√£o da ci√™ncia brasileira e, ainda, √© um √≠cone da divulga√ß√£o cient√≠fica no pa√≠s, fato que inclusive levou ao Pr√™mio Jos√© Reis, concedido anualmente pelo CNPq a cientistas, jornalistas e institui√ß√Ķes que se destacam na √°rea. Jos√© Reis √© carioca, nascido em 1907. Cursou a Faculdade Nacional de Medicina, obtendo o diploma em 1930. Fez tamb√©m curso de patologia no Instituto Oswaldo Cruz, obtendo a medalha de ouro de melhor aluno. Em 1930, mudou-se para S√£o Paulo, contratado pelo Instituto Biol√≥gico, do qual foi seu diretor. Foi diretor-geral do Departamento do Servi√ßo P√ļblico de S√£o Paulo (1942-1945) e professor da Universidade de S√£o Paulo e da Universidade Mackenzie (1946-1947). Teve um papel chave na cria√ß√£o e na consolida√ß√£o da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ci√™ncia, na qual foi editor da revista Ci√™ncia e Cultura. Sua trajet√≥ria em divulga√ß√£o cient√≠fica que lhe valeu o Pr√™mio Kalinga – foi bastante diversificada, incluindo livros infanto-juvenis e para adultos, novelas de r√°dios e textos para a Folha de S√£o Paulo. Estima-se que a cole√ß√£o tenha cerca de 9.500 itens, entre acervo documental, museol√≥gico e bibliogr√°fico. O projeto tem como objetivo o processamento t√©cnico do acervo mencionado, recupera√ß√£o/acesso online e divulga√ß√£o. Na primeira etapa est√£o inclu√≠das as fases de higieniza√ß√£o, cataloga√ß√£o, classifica√ß√£o, indexa√ß√£o e inclus√£o nas bases de dados bibliogr√°ficas HISA e Casa de Oswaldo Cruz. Na segunda etapa, o acervo arquiv√≠stico processado ser√° digitalizado e disponibilizado virtualmente pela internet (a exemplo do que foi feito com o acervo da R√°dio Sociedade, ver www.fiocruz.br/radiosociedade). Adicionaremos a este material o acervo referente ao per√≠odo em que Jos√© Reis esteve √† frente do Instituto Biol√≥gico, atualmente sob a guarda daquele instituto, o que permitir√° unificar os documentos relacionados a este √≠cone da divulga√ß√£o cient√≠fica. A terceira etapa, que ocorrer√° de forma simult√Ęnea √† segunda etapa, consiste no estudo do acervo, buscando gerar produtos como artigos acad√™micos, livros e cap√≠tulos de livros. O acesso aos dados relativos a estas cole√ß√Ķes ser√° importante para os que pesquisam a Hist√≥ria da Divulga√ß√£o cient√≠fica, da Sa√ļde, da Medicina e das Ci√™ncias, em geral.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Coordenadora: Luisa Medeiros Massarani.
Integrantes: Ildeu de Castro Moreira; Mariana Burlamaqui; Kaori Kodama; Eliane Dias; Maria da Conceição Castro; Beatriz Schwenck.


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