Disponível o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023

Está disponível o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023. A nova versão apresenta 448 museus e centros de ciências da região e é uma atualização da última publicação, de 2015. O arquivo já está disponível para download no site do Museu da Vida Fiocruz.

Nesta publicação, os organizadores optaram por uma mudança editorial em relação à de 2015: fazer apenas uma edição, sem tradução, utilizando o português nos textos de museus brasileiros e o espanhol nos verbetes dos museus de outros países. Também foram incluídos museus virtuais que se apresentaram, uma novidade decorrente das adaptações e reconfigurações do mundo dos museus em tempos de pandemia. Além disso, foram incorporadas informações sobre acessibilidade nos museus.

Os guia foi organizado pelos pesquisadores Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e Casa de Oswaldo Cruz (INCT-CPTC/COC/Fiocruz), Mariana de Souza Lima (INCT-CPTC), Ma. de Lourdes Patiño-Barba, da Red de Popularización de la Ciencia y Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP), Rodrigo Arantes Reis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Luís Amorim e Marina Ramalho (Museu da Vida Fiocruz/COC/Fiocruz). A publicação tem apoio da Unesco, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Acesse o Guia aqui.