O segundo folheto de Dicas práticas para divulgadores científicos, “Acessibilidade em museus de ciência”, é fruto dos esforços do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
Um dia inteiro para pensar e refletir sobre a pesquisa em divulgação científica! Vem aí o seminário “A ciência da divulgação científica IV”, encontro que reúne grandes nomes da divulgação científica nacional e internacional e que marca o início do período letivo do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde.
“Adolescentes e museus de ciência” é o tema do primeiro folheto da série Dicas práticas para divulgadores científicos, criada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e a Musa Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia-Cyted.
Em comemoração aos 100 anos do eclipse de 1919, o Instituto de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia produziu este vídeo que conta os detalhes deste evento negligenciado na nossa história. Os resultados obtidos na cidade cearense de Sobral foram de extrema importância para confirmar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Ainda assim, o grande público desconhece seu impacto. Confira!
Em 2019, comemoramos os 50 anos da primeira Feira Nacional de Ciências no Brasil. Realizada no Pavilhão de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em setembro de 1969, o evento contou com a apresentação de trabalhos de alunos oriundos de quase todos os estados brasileiros, alta frequência de público visitante e ampla cobertura jornalística.
Atualmente, é cada vez maior o uso de suportes digitais para leitura, em detrimento do suporte papel. As implicações em diversas áreas, como educação, comunicação e divulgação científica, são enormes. Se você tem interesse pelo tema, anote na agenda: no dia 31 de outubro, às 14h, na Fiocruz, três pesquisadores contribuirão para o debate com palestras e aquela troca de ideias!
Artigo analisa as representações da ciência e de cientistas em filmes de curta-metragem sobre ciência e tecnologia exibidos no Festival Anima Mundi de 1993 a 2013 considerando elementos simbólicos mobilizados na construção do imaginário científico. Entre 405 filmes sobre ciência e tecnologia, foram selecionados 102 para análise de conteúdo.