30 anos de PUS: Reflexões sobre o campo acadêmico da divulgação científica na América Latina
O campo acadêmico da divulgação científica na América Latina é tema de novo artigo publicado na edição especial de Public Understanding of Science em comemoração aos 30 anos da revista. A autora Luisa Massarani apresenta um breve panorama do campo em questão, baseada em alguns estudos realizados no âmbito da Red de Popularización
Mediadores em museus de ciência: um estudo sobre profissionais que atuam no Brasil
Os profissionais que atuam como mediadores em museus e centros de ciência brasileiros são tema de novo artigo de pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, publicado na ACTIO: Docência em Ciências. Os autores analisaram dados coletados por meio de enquete online com 42 perguntas fechadas e abertas, respondida
O poder dos museus: mediação pedagógica em espaços e museus de ciências
O Concytec – em colaboração com MUSA: Rede de Museus e Centros de Ciência, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, UNESCO Peru e outras instituições que promovem a ciência nos países ibero-americanos – oferecerá o evento internacional “O poder dos museus: mediação pedagógica em espaços e museus de ciências”, um espaço
Museus de ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil
Os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros são tema de novo artigo de pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, publicado na Museologia e Patrimônio – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Unirio. Os autores analisaram dados coletados
Sobre o que famílias conversam ao visitarem zoológicos? Um estudo de caso no Parque das Aves, Brasil
As conversas estabelecidas durante visitas de famílias ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) são tema de novo artigo publicado no Journal of Interpretation Research por pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Ao estudarem famílias visitando zoológicos, especificamente no contexto da América Latina, os autores buscaram contribuir
Olimpíadas científicas: análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015)
As propostas de olimpíadas submetidas aos editais do CNPq entre 2005 e 2015 são tema de novo artigo publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF). Os autores realizaram um mapeamento das propostas submetidas ao CNPq e analisaram seus projetos a fim de identificar elementos que compõem essa ação de incentivo à
Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural
A presença e as características dos animais não-humanos vivos encontrados no catálogo da Netflix Brasil são tema de novo artigo publicado na ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Tendo como base os conceitos de Representação Social e Zoologia Cultural, as autoras realizaram uma análise com cinco eixos, incluindo as classes taxonômicas, características
O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O papel das emoções na experiência vivida por adolescentes em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) é o tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Com apoio do software Dedoose, os autores analisaram dados audiovisuais referentes às impressões e às reações emocionais de cinco
Noticiando pré-prints sobre a COVID-19: a ciência rápida em jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil
A cobertura midiática sobre pré-prints, artigos não revisados por pares, é o tema de novo artigo publicado no periódico Ciência & Saúde Coletiva. Os autores analisaram matérias de jornais oriundos dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, países marcados por discursos conflitantes relacionados à pandemia, motivados pelo negacionismo de seus governantes. Os
A figura do mediador na relação entre museu e público: estudo de caso do Museu Interativo de Economia (MIDE) do México
Os mediadores do Museu Interativo de Economia (MIDE), no México, são tema de artigo publicado na Revista Arte, Indivíduo e Sociedade. Por meio de uma enquete aplicada aos mediadores do museu, os autores observaram que 71% deles participaram da formação oferecida pelo centro. Outros resultados mostram que os mediadores consideram a si