Danilo Castro Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que busca compreender as memórias que expositores das primeiras feiras de ciências no Brasil, em São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970, têm das feiras de ciências em que participaram e o significado que tais feiras tiveram em suas trajetórias.
Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e Allan Yu Iwama, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba, apresentam projeto de pesquisa-ação realizado com comunidades locais e tradicionais da costa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, aborda a relevância contemporânea de pesquisas acerca das controvérsias ligadas à divulgação científica. Marcela Alvaro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo sobre os artigos acadêmicos latino-americanos voltados para o tema da divulgação científica e controvérsias.
Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, apresenta o estudo sobre a instrumentalização iliberal de debates científicos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.
Maria Dominguez, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), apresenta o estudo que investiga a percepção dos efeitos das fake news por indivíduos autodeclarados como de esquerda.
Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, aborda a importância de se estudar as conversas entre visitantes em exposições sobre evolução. Jessica Beck, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo que analisa os tipos de raciocínios envolvidos em conversas sobre evolução durante visitas de famílias à “Darwin, a exposição - Explorando espécies”, no Museu Trompo Mágico”, no México.
Pedro Farnese e Janete Monteiro, doutorandos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), apresentam o estudo que investiga a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19.
Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, e Ronaldo Araújo, pesquisador da Universidade Federal do Alagoas, apresentam estudo que analisa a circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos.
Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), apresenta estudo que investiga quando e como adolescentes brasileiros avaliam fontes de informação.
Cecilia Lartigue, doutoranda na Universidade Toulouse-Jean Jaurès (França), apresenta estudo em que investiga o tratamento paradoxal de problemas ambientais em vídeos de Youtubers mexicanos e franceses.
Vídeo em inglês com legenda em português.
Martha Cambre, chefe do Espacio Ciencia (Uruguai), e Fiorella Silveira Segui, coordenadora educacional do mesmo espaço, apresentam estudo que investiga a construção da aprendizagem por livre escolha em visitas de famílias à exposição infantil Ecossistemas.
Alice Fleerackers, doutoranda na Universidade Simon Fraser (Canadá), apresenta estudo em que explora como e por que jornalistas usam pré-prints – artigos não revisados por pares – em suas coberturas.
Julia Pereira, mestre em Divulgação de Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz), e Juliana Magalhães, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam as experiências de aprendizado de famílias em visita à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional.
Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta um estudo sobre as mudanças na percepção do filme "Contágio" com a pandemia de COVID-19.
Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta estudo em que analisa como jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil noticiam pré-prints (artigos não revisados por pares) sobre COVID-19.
Martha Marandino, professora associada da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam os processos de interação de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan.
Alessandra Bizerra, professora da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam conversas de famílias e interações durante visitas ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brasil) a partir da perspectiva de crianças.
Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Tainá Silva, bolsista TCT da Faperj do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a presença e características dos animais não-humanos vivos encontrados em filmes e séries selecionados no catálogo da Netflix Brasil.
Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Tainá Silva, bolsista TCT da Faperj do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a presença e características dos animais não-humanos vivos encontrados em filmes e séries selecionados no catálogo da Netflix Brasil.
Douglas Falcão, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, e Alice Ribeiro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que buscam identificar os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros.
Willian Vieira de Abreu, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta estudo em que mapeia e analisa os projetos de olimpíadas submetidos aos editais do CNPq entre os anos 2005 e 2015 a fim de identificar elementos que compõem essa ação de incentivo à divulgação científica no Brasil.
Shawn Rowe, pesquisador da Oregon State University e do INCT-CPCT, e Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o papel das emoções na experiência vivida por adolescentes em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio).
Bianca Souza e Souza, jornalista, apresenta estudo em que detalha o processo de criação do podcast de divulgação científica “Conexão Científica”, projeto de extensão desenvolvido como uma prática educomunicativa no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro, Brasil).
Irene Calderón Mazzotti, doutoranda em Comunicação pelas Universidades de Sevilha, Málaga, Huelva e Cádiz, apresenta estudo em investiga o papel da fotografia e do Instagram na imagem do corpo fitness.
Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Diego Galperin, da Universidad Nacional de Río Negro, apresenta estudo em que analisa produções sobre o eclipse solar 2020 em que participaram astrônomos profissionais.
Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, e Ana Cristina Figueira, especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam os formatos dos podcasts brasileiros de divulgação científica.
Dominique Brossard, professora e chefe do Departamento de Comunicação em Ciências da Vida da Universidade de Wisconsin-Madison, apresenta estudo em que investiga fatores que influenciam o engajamento do usuário com vídeos de ciência online.
Rosicler Neves, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, apresenta estudo em que analisa o papel dos mediadores na exposição “Floresta dos Sentidos”, destinada a engajar crianças em temas de biodiversidade.
Ayelet Baram-Tsabari, professora de divulgação científica no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, e Keren Dalyot, pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Divulgação Científica Aplicada do Technion, apresentam estudo em que investigam padrões de comentários em postagens de cientistas mulheres e cientistas homens em uma página do Facebook.
Tainá Costa, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, apresenta estudo em que analisa as narrativas postadas em dois grupos antivacinas no Facebook publicadas em 2020, quando o mundo iniciava o enfrentamento da pandemia de covid-19.
Graziele Scalfi e Bruna Ibañes Aguiar, pesquisadoras do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o conteúdo conversacional de 13 famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, em Belém.
Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Gabriel Augusto Faria, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam a produção de divulgação científica do geneticista Oswaldo Frota-Pessoa na coluna “A ciência em marcha”, do Jornal do Brasil, de 1950 a 1956.
Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Gabriel Augusto Faria, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam a produção de divulgação científica do geneticista Oswaldo Frota-Pessoa na coluna “A ciência em marcha”, do Jornal do Brasil, de 1950 a 1956.
Cássia Rodrigues, mestra em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga as formas de circulação do conhecimento médico no Brasil do século XIX por meio das ações de divulgação da obra “Guia médica das mãis de família”, publicada em 1843 pelo médico francês Jean-Baptiste Alban Imbert.
Cássia Rodrigues, mestra em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga as formas de circulação do conhecimento médico no Brasil do século XIX por meio das ações de divulgação da obra “Guia médica das mãis de família”, publicada em 1843 pelo médico francês Jean-Baptiste Alban Imbert.
Marianne Achiam, pesquisadora da Universidade de Copenhagen, apresenta estudo em que investiga a comunicação estabelecida com cidadãos acerca do uso de máscaras na página de Facebook da Autoridade de Saúde Dinamarquesa durante a pandemia de COVID-19.
Sarita Albagli e Luana Rocha, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), apresentam estudo em que analisam exemplos demonstrativos de iniciativas e experiências de ciência cidadã para tratar a questão dos resíduos sólidos.
Merryn McKinnon e Karina Judd, do Centro de Conscientização Pública da Ciência da Universidade Nacional Australiana, apresentam estudo em que desenvolvem um mapa sistemático de como diversidade e inclusão são definidas e implementadas na pesquisa e prática da divulgação científica entre 1980 e 2020.
Ismar de Souza Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresenta estudo em que desenvolve uma reflexão crítica acerca da invisibilização de trabalhadores leigos que colaboram com a paleontologia no Brasil.
Marina Ramalho, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, e Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a controvérsia científica relativa ao uso da fosfoetanolamina sintética (conhecida como pílula do câncer) no tratamento de câncer, que ganhou destaque em 2015 e 2016.
Larissa Kawabe, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade na Universidade Federal do ABC, apresenta estudo em que realiza uma revisão sistemática de como a literatura científica está reportando a ciência cidadã em relação ao problema do lixo marinho.
Há 20 anos, faleceu José Reis, considerado ícone da divulgação científica no Brasil. Em sua homenagem, Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresenta artigo em que aborda a trajetória de Reis, acompanhada pelo testemunho de seu filho Marcos Reis.
Maria Margarida Gomes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Fernanda de Lima Souza, doutora em Educação pela mesma instituição, apresentam estudo em que discutem a constituição social e histórica da função educativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional.
Joseph Roche, diretor de pesquisa da Faculdade de Educação da Trinity College Dublin (Irlanda), apresenta estudo em que compara indicadores de inclusão nos perfis de públicos dos eventos de 2019 e 2020 da Noite dos Pesquisadores Europeus, evento pan-europeu que anualmente visa aproximar pesquisadores e público.
Clare Wilkinson, professora associada em Divulgação Científica na Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE Bristol), apresenta estudo em que examina as perspectivas de mulheres divulgadoras científicas, em termos de práticas de trabalho, motivações e barreiras para se comunicar.
Denise Maria de Oliveira, pós-graduada em Comunicação em Saúde pela Escola de Governo Fiocruz, apresenta estudo em que analisa a divulgação científica sobre a relação entre desmatamento, mudanças climáticas e saúde no canal do Youtube “Ciência com Certeza”.
Rafiza Varão, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, apresenta estudo em que discute o uso de bots e de inteligência artificial (IA) para combater o fenômeno das fake news e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19.
Marcelle Pita, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta estudo em que identifica opiniões e experiências de visitação de sujeitos surdos a museus de ciências, em especial, sua percepção sobre a acessibilidade dos locais.
Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta artigo em que realiza um estudo de caso do Jornal UFG — veículo de comunicação da Universidade Federal de Goiás –, por meio da análise de seis edições publicadas entre 2006 e 2022.
Lucas Oliveira dos Santos, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu, apresenta artigo em que realiza uma caracterização do atual cenário da divulgação científica brasileira em mídias digitais a partir do levantamento de perfis de divulgadores científicos.
Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Amanda Paes, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam artigo em que analisam como Jair Bolsonaro se comunicou por meio de seu perfil do Twitter sobre a pandemia de COVID-19 em 2020.
Luciano Levin, pesquisador da Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), e Daniela de Filippo, pesquisadora do Center for Human and Social Sciences (Espanha), apresentam artigo em que analisam os desenvolvimentos em Compreensão Pública da Ciência com base em todos os artigos publicados nos periódicos Science Communication e Public Understanding of Science.
André Cavalcante S. Batalhão, pesquisador do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE) da Universidade NOVA de Lisboa, e Raquel Dezidério Souto, pesquisadora do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES), apresentam artigo em que investigam a ciência cidadã como ferramenta para mapeamento colaborativo do derramamento de óleo que afetou a costa brasileira entre 2019 e 2020.
Alison Rivett e Susannah Martin, da Universidade de Bristol (Inglaterra), apresentam artigo em que realizam uma revisão sistemática das avaliações de festivais de engajamento público relacionados à saúde publicadas desde 2000.
Alison Rivett e Susannah Martin, da Universidade de Bristol (Inglaterra), apresentam artigo em que realizam uma revisão sistemática das avaliações de festivais de engajamento público relacionados à saúde publicadas desde 2000.
Alison Rivett e Susannah Martin, da Universidade de Bristol (Inglaterra), apresentam artigo em que realizam uma revisão sistemática das avaliações de festivais de engajamento público relacionados à saúde publicadas desde 2000.
Wilson da Costa Bueno foi o autor da primeira tese de doutorado em divulgação do Brasil. A pesquisa "Jornalismo cientifico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente" foi publicada em 1985 e reflete características da relação entre ciência e comunicação da época. O professor da Universidade de São Paulo conta sobre o contexto histórico da publicação da tese e como tem colaborado para o campo da divulgação científica desde então.
Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, e Martin W. Bauer, da London School of Economics, apresentam o recém-lançado "Global Science Journalism Report 2021", publicado por SciDev.Net e instituições parceiras, que analisa as condições e práticas profissionais do jornalismo científico nos dias de hoje.
Luciane Treulieb, egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz), apresenta seu estudo do conteúdo de ciência na série "Epidemia" do podcast 37 Graus.
Renata Fontanetto, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia e egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (ambos na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), discute estudo de caso sobre as matérias de ciência no jornalismo literário da Revista Piauí.
A pesquisadora do INCT-CPCT Vanessa Fagundes apresenta pesquisa sobre como os jovens percebem a confiabilidade e a veracidade das notícias a que são expostos nas redes sociais.
Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, discute pesquisa com vídeos populares de cinco canais do YouTube vinculados ao selo Science Vlogs Brasil (Nerdologia, Ciência Todo Dia, Minutos Psíquicos, Papo de Biólogo e Canal do Pirulla) para analisar como a ciência e os cientistas são retratados.
José Alberto Pais, doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, apresenta sua pesquisa sobre um tema por vezes negligenciado no estudo da divulgação científica: os aquários.
Camila Silveira da Silva, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, e a doutoranda Cláudia Schuindt apresentam investigação das estratégias de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência em museus de ciência, a partir de entrevistas com diretores e coordenadores de uma instituição museal de cada região geográfica do Brasil.
Antonio Brotas, pesquisador da Fiocruz Bahia e do INCT-CPCT, apresenta pesquisa realizada a partir da análise de 41 textos publicados no jornal Folha de S. Paulo em 2020, com foco no enfrentamento à desinformação sobre as vacinas contra COVID-19.
Mayara Manhães, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Carla Gruzman expõem detalhes da pesquisa realizada na Reserva Técnica Visitável do Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).
As pesquisadoras do INCT-CPCT Catarina Chagas e Marcela Álvaro comentam estudo que, a partir de desenhos de crianças cariocas sobre a pandemia da COVID-19, analisa seus sentimentos, suas rotinas e mudanças de hábitos e suas representações do vírus.
Katia Leite Mansur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece um panorama do cenário de parques geológicos no Brasil e Thayse Aragão apresenta uma pesquisa-ação, que consistiu em sua tese de doutorado na Unicamp, realizada com os mediadores do Parque Rocha Moutonnée, no município de Salto, em São Paulo.
Marina Joubert, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, apresenta pesquisa sobre os cartuns publicados nos jornais do país em 2020, relacionados à pandemia de COVID-19.
O pesquisador do INCT-CPCT Danilo Magalhães apresenta pesquisa sobre como jornais impressos veiculavam temas relacionados à utilização de experimentos com animais nas Feiras de Ciências e no ensino escolar básico, nos anos de 1960 e 1970.
Rosalina Dias, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Patricia Spinelli apresentam o estudo sobre as atividades de divulgação científica realizadas por centros e museus de ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Brena Pires, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva discutem o estudo realizado com mulheres idosas sobre reportagens de temáticas científicas no Jornal Nacional.
Débora Menezes, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e seu orientador Douglas Falcão, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), discutem estudo sobre a participação de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em museus e centros de ciências.
Vanessa Fagundes e Ione Mendes, pesquisadoras do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem pesquisa que investigou a percepção de pessoas residentes em 12 cidades brasileiras sobre a pandemia de COVID-19, no período de 18 de maio a 10 de junho de 2020.
Alice Ribeiro, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e seu orientador, Ozias Soares, discutem seus estudos sobre a presença dos paradigmas teóricos da nova museologia no Museu da Vida, um museu de ciências, e no Museu da Maré, um ecomuseu.
Mônica Dahmouche, da Fundação Cecierj, e Andréa Costa, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentam sua pesquisa realizada nos dez museus que integram o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) para investigar o perfil e a opinião das pessoas com deficiência enquanto visitantes espontâneos desses espaços.
Charbel El-Hani, do IN-TREE, Instituto Nacional de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, fala sobre a importância da divulgação e da educação científicas nas discussões sobre teoria da evolução e seleção natural, e Higor Tomaz, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta seu estudo sobre os comentários em vídeos no YouTube que versam sobre essas teorias.
Claudia Jurberg, da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bianca Della Líbera, do Instituto Benjamin Constant, comentam sua pesquisa sobre vídeos de animação com audiodescrição como ferramenta de divulgação científica para um público cego ou com baixa visão.
Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT e da Musa Iberoamericana, e Jessica Norberto Rocha, pesquisadora do INCT-CPCT e da Fundação Cecierj, apresentam sua pesquisa sobre a percepção dos mediadores de museus e centros de ciências brasileiros sobre a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências nas instituições onde trabalham.
Alba Patricia Macías Nestor, da Universidade Nacional Autônoma do México, apresenta os principais objetivos, métodos e resultados de sua pesquisa sobre o papel do museu universitário Universum na construção da aprendizagem de ciências não formal de seus visitantes.
Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem o artigo que publicaram no Journal of Science Communication (JCOM) em que, a partir do conceito de infodemia, analisaram a acurácia das informações sobre COVID-19 nas redes sociais em 2020 e a confiabilidade das fontes citadas nas matérias.
Bárbara Souza, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, e seu orientador Yurij Castelfranchi, professor da UFMG e pesquisador do INCT-CPCT, falam sobre a análise do serviço de checagem de fatos “Fato ou Fake”, do Grupo Globo, e discutem a importância nesse setor do jornalismo na divulgação científica em tempos de desinformação, principalmente na área da saúde.
Júlia Pereira, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, discute sua pesquisa sobre o discurso expositivo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a importância da análise de características arquitetônicas, textuais e de design de exposições para a divulgação científica.
Carmelo Polino, da Universidade de Oviedo (Espanha), apresenta a questão da inclusão e justiça social em espaços de divulgação científica, como museus e centros de ciência, especialmente no contexto latinoamericano, enquanto Emily Dawson, da University College London (Reino Unido), expande o tema oferecendo um panorama internacional.
Constanza Pedersoli, diretora de Mundo Nuevo / Universidad de La Plata (Argentina), apresenta sua pesquisa de doutorado sobre a experiência de famílias ao visitarem a exposição "DESmedidos".
Wailã Cruz, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, discute a importância do Museu do Universo na divulgação da astronomia e ciências afins. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo realizado pelo grupo sobre as experiências de famílias com crianças entre cinco e nove anos de idade em visita a esse museu.
Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, apresenta um panorama geral dos estudos em divulgação científica com enfoque na experiência da visita de famílias a museus de ciência. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, comenta as especificidades da pesquisa realizada pelo grupo no Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Luís Amorim, coordenador da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e um dos autores do artigo "A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento", discute o estudo a partir da ferramenta de rastreamento ocular e sua importância para a pesquisa no campo da divulgação científica.
Denyse Amorim de Oliveira comenta a pesquisa que realizou para a sua dissertação de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, sobre a experiência de idosos ao visitar duas exposições do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Andreia Guerra, do Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura (CEFET/RJ), e Nathan Willig, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comentam os principais objetivos e resultados do artigo "'Cântico dos cânticos, quântico dos quânticos': as relações dialógicas entre artes, ciências contemporâneas e saúde no álbum Quanta, de Gilberto Gil".
Marta Entradas, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), apresenta estudo que compara as atividades de divulgação científicas promovidas pelas instituições de pesquisa em oito países (Brasil, Alemanha, Portugal, Holanda, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália).
David Ayrolla, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e sua orientadora Carla Almeida apresentam a pesquisa sobre quem são e o que pensam os divulgadores por trás de 11 canais brasileiros de ciência no YouTube.
Rosalina Dias, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Patricia Spinelli apresentam o estudo sobre as atividades de divulgação científica realizadas por centros e museus de ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
David Ayrolla, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e sua orientadora Carla Almeida apresentam a pesquisa sobre quem são e o que pensam os divulgadores por trás de 11 canais brasileiros de ciência no YouTube.
Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresentam pesquisa que investiga a desinformação nos conteúdos compartilhados nas redes sociais sobre as vacinas contra a COVID-19.
Brena Pires, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva discutem o estudo realizado com mulheres idosas sobre reportagens de temáticas científicas no Jornal Nacional.
Renata Fontanetto, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva falam sobre o estudo sobre jovens e a temática das mulheres na ciência em vídeos no YouTube.
O pesquisador do INCT-CPCT Danilo Magalhães apresenta pesquisa sobre como jornais impressos veiculavam temas relacionados à utilização de experimentos com animais nas Feiras de Ciências e no ensino escolar básico, nos anos de 1960 e 1970.
Juliane Barros e seu orientador no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Ozias Soares, comentam a pesquisa realizada sobre o Museu da Natureza (Parque da Capivara, Piauí), seu discurso expositivo e a experiência de seus visitantes
Neste vídeo, convidamos os editores-chefes de duas das mais importantes revistas acadêmicas de divulgação científica no mundo - Hans Peter Peters, da Public Understanding of Science, e Emma Weitkamp, do Journal of Science Communication (JCOM) - que falam sobre critérios que seguem em suas decisões editoriais e dão dicas de como submeter artigos essas revistas.
A professora Dominique Brossard, chefe do Departamento de Divulgação das Ciências da Vida na Universidade de Wisconsin-Madison, ministrou uma aula de boas-vindas aos alunos da turma de 2021 da disciplina de Introdução à Divulgação Científica do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Neste vídeo especial, trazemos o webseminário de Brossard na íntegra com suas projeções sobre a percepção da ciência após a pandemia de COVID-19.
Ana Claudia Nepote, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), fala do turismo ecologicamente e socialmente responsável no país e discute a divulgação científica relacionada a essas atividades, a partir do contato imersivo com a natureza e as comunidades locais.
Antonio Brotas, da Fiocruz Bahia, e Marcia Cristina Rocha, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, comentam o recém-publicado artigo que investigou uma amostra de vídeos populares no YouTube, produzidos por influenciadores digitais. A pesquisa analisa como os diferentes enquadramentos (técnico-científico, político, econômico, religioso) se reconfiguram nas produções de diferentes youtubers com relação a um só tema: a pandemia da COVID-19.
Aline Salgado, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, comenta seus estudos sobre a cobertura da Revolta da Vacina de 1904 nos jornais cariocas Correio da Manhã e Gazeta de Notícias.
A pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Maria Margaret Lopes, traz um panorama histórico dos primeiros museus na América Latina, que muitas vezes eram instituições de história natural, provando sua ligação com a ciência desde a origem.
Regina Horta Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece um panorama histórico sobre os parques zoológicos na América Latina e discute sua importância para as comunidades locais, assim como sua relação com outras instituições de divulgação científica (como museus de história natural).
Paloma da Silva Barreto e Marcelo Garcia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comentam o estudo que fizeram sobre os comentários feitos no Facebook da Fiocruz, em publicações relacionadas à epidemia de zika.
Os pesquisadores Antonio Brotas e Júnia Ortiz discutem o recém-publicado artigo "Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter".
Cary Funk, da instituição de pesquisa norte-americana Pew Research Center, apresenta os principais destaques de um estudo do tipo "survey" sobre a percepção pública da ciência e dos cientistas em diferentes países, incluindo o Brasil.
Mauricio Salles discute os principais resultados que obteve em sua pesquisa de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) analisando a representação dos profissionais das ciências do mar em matérias de telejornalismo sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
Gabriela Reznik, doutoranda do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comenta o estudo que realizou sobre a representação da ciência e dos cientistas em curta-metragens de animação que passaram pelo festival Anima Mundi entre 1993 e 2013. Já Raquel Mazziatti fala de sua pesquisa atual para o Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, em que investiga essas representações em desenhos animados da Netflix.
Conheça um pouco da história de Oswaldo Frota-Pessoa e sua contribuição para a divulgação científica brasileira, principalmente por meio de suas colunas em jornais impressos, que muitas vezes ultrapassavam as questões específicas das ciências naturais e discutiam assuntos como o preconceito racial no Brasil.
Jessica Norberto Rocha, da Fundação Cecierj, fornece um panorama geral dos museus e centros de ciências itinerantes no Brasil, isto é, iniciativas que viajam pelo país visando interiorizar e democratizar o acesso à ciência. Ana Carolina de Souza Gonzalez, do Serviço de Itinerância do Museu da Vida, apresenta algumas das especificidades desse caminhão itinerante.
O primeiro vídeo do novo selo "Instituições de Divulgação Científica" apresenta o MUSA, Museu da Amazônia. Ennio Candotti, diretor do museu, discute desde a idealização e concepção do museu até suas atividades e missões atuais.
Adriana Mortara, professora da UFMG, comenta as principais especificidades de um museu universitário e seu papel na sociedade, e Luiz Felipe Lima discute o que chamou de "fator universitário" em sua pesquisa no Museu de Geodiversidade da UFRJ para sua dissertação de mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)
Sandra Murriello, da Universidade Nacional de Rio Negro (Sede Andina), fala sobre suas pesquisas em museus como espaços de representação da ciência e da tecnologia e discute qual seria o papel dessas instituições nos dias de hoje a partir dos estudos de públicos.
A Fiocruz é a instituição de pesquisa em saúde mais lembrada espontaneamente pelos entrevistados de um estudo realizados em 12 cidades brasileiras. Luisa Massarani e Ione Mendes, da equipe responsável pela pesquisa, comentam alguns resultados relevantes.
A questão dos agrotóxicos é uma das grandes controvérsias científicas no Brasil. Em sua pesquisa de mestrado, Juliane Custódio analisou a representação dessa temática na mídia a partir da plataforma de notícias Nexo e, neste vídeo, ela destaca alguns dos resultados.
Carlos Alfredo Arguello e sua dedicação pela educação e divulgação da ciência marcaram a comunidade científica brasileira, seja por seu trabalho no ambiente acadêmico na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), ou por seu trabalho de etnoastronomia com etnias indígenas do Centro-Oeste e Norte do país.
Muitos pesquisadores e divulgadores da ciência definem a divulgação científica como uma tradução da linguagem científica. Neste vídeo, esta definição é contestada por Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), e Juliana Passos, jornalista e egressa do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saude da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.
Conheça um pouco da história do francês que atou no desenvolvimento da divulgação e da educação em ciências no Brasil, através de seu trabalho com os índios tuyuka, da atuação no aprimoramento do ensino de física nas nossas universidades e da criação de um dos primeiros museus interativos do país - o Espaço Ciência Viva.
Vanessa Brasil discute a representação do conteúdo científico na publicidade televisiva brasileira e seus estudos de recepção com os públicos adolescentes.
Marcelo Simão e Virgínia Codá discutem a perspectiva de pesquisa em divulgação científica a respeito da relevância cultural dos jogos, desde jogos de tabuleiro do Egito Antigo até RPGs (role playing games) e video games dos dias de hoje.
Ildeu de Castro Moreira e Anderson Antunes falam sobre a importância da colaboração de povos nativos brasileiros como os indígenas na formação do conhecimento científico adquirido nas expedições de naturalistas como Henry Bates, Louis Agassiz, Alfred Wallace e até Charles Darwin.
O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia presta homenagem à educadora Guaracira Gouvêa, que marcou a divulgação e a educação científicas brasileiras com suas passagens na Ciência Hoje das Crianças, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, na UNIRIO e no Instituto Nutes da UFRJ.
Priscila Coelho, mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, fala sobre seu estudo com visitantes adolescentes no AquaRio e Parque das Aves. Pâmela Wilker e Guilherme Bizotto compartilham sua experiência de ter participado como sujeitos de pesquisa.
Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel de Faria, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, falam da revista Ciência e Cultura, criada em 1949, com objetivo de ser um canal de comunicação da SBPC com a sociedade.
Alessandra Bizerra explica o papel de parques de animais na promoção da conservação da biodiversidade, bem como no desenvolvimento de pesquisa nas ciências da natureza. O grupo de pesquisa CHOICES, coordenado por Alessandra, realizou um estudo para investigar a eficácia da comunicação entre os discursos dos zoológicos e aquários e seus visitantes.